UA ligada ao lançamento de uma nova plataforma de apoio ao ensino.

2022-02-10 10:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Lançada uma nova plataforma de apoio ao ensino.

A plataforma ColLab está, desde hoje, disponível para todos os interessados.

É o resultado de um projeto Erasmus+ coordenado pela Universidade de Aveiro no apoio aos professores e outros profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem a superar, colaborativamente, as dificuldades dos ambientes educativos digitais e internacionais, beneficiando das práticas e experiências de colegas de todo o mundo.

A plataforma ColLab promove a discussão, a partilha de práticas e a formação de grupos (Comunidades de Prática) com base em abordagens de ensino e aprendizagem inovadoras, como o Challenge Based Learning (CBL), Collaborative Online International Learning (COIL) ou qualquer outra prática pedagógica inovadora.

A plataforma é lançada hoje na conferência “Connecting HE-Teachers for innovative teaching in Europe”, que esgotou as suas inscrições, com mais de 400 participantes de 20 países.

Todos os interessados podem, no entanto, ingressar na plataforma, criar o seu perfil, juntar-se a uma comunidade e participar nas discussões.

Com o objetivo de preparar os estudantes para os desafios colocados por ambientes de trabalho digitais e internacionais, docentes de toda a Europa desenvolvem esforços no sentido de introduzirem metodologias pedagógicas inovadoras e enriquecerem digitalmente o processo de ensino e aprendizagem.

Para lidarem com os desafios pedagógicos colocados por essas práticas e ferramentas inovadoras, os docentes do ensino superior procuram apoio no seu contexto profissional mais próximo, geralmente dentro da sua instituição.

A plataforma procura simplificar esses pontos de contacto entre profissionais.

O projeto ColLab é uma parceria estratégica ERASMUS+ coordenada pela UA.

São também membros ColLab a Università degli studi di Trento (Itália), Technische Universität Hamburg (Alemanha), Kauno Technologijos Universitetas (Lituânia) e Universitetet i Stavanger (Noruega).