UA leva a concurso construção de novos laboratórios do Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura.

2023-02-01 07:37

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) acaba de lançar concursos públicos para a construção de Laboratórios para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e para a Produção 5.0 Super-Intensiva de Algas e Bivalves.

Estrutura que será construída junto ao Ecomare na Gafanha da Nazaré.

Investimento de 2,5 milhões de euros para confirmar a operacionalização do Polo de Aveiro (H4) do Hub Azul e que reforça as competências do Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura.

O projeto CITAQUA decorre no âmbito do Desenvolvimento do Projeto de Reforço da Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e operacionalizado pelo Fundo Azul da Direção Geral de Política de Mar.

"Estes laboratórios visam contribuir para o desenvolvimento de uma bioeconomia azul sustentável e assente na valorização integral dos recursos biológicos marinhos endógenos do Mar Português", explica a Universidade de Aveiro.

Ambos os laboratórios colocarão ao serviço da academia e do setor empresarial ligado à bioeconomia azul um conjunto de equipamentos únicos que permitirão acelerar a criação e a colocação no mercado de novos produtos, processos e serviços.

De entre os equipamentos a serem adquiridos destacam-se os sistemas de captação, filtração, armazenamento e distribuição de água salgada, os sistemas de cromatografia e espectrometria de massa, incluindo um cortador laser de alta precisão, assim como material ótico de microscopia e imagem de última geração.