UA lança Comunidade '#EuEnsinoEmCasa' para apoio ao ensino superior.

2020-03-23 17:46

Categoria: 

Concelho: 

É especialista em ensino à distância e está disposto a apoiar quem precisa? É docente do ensino superior português e precisa de ajuda na implementação de estratégias de acompanhamento a distância? A Universidade de Aveiro (UA) e a Fundação Altice criaram uma comunidade de partilha de experiências e dúvidas, #EuEnsinoEmCasa, utilizando a tecnologia Campus by Fundação Altice, expressamente desenhada para utilização em contextos educativos, privilegiando a construção de comunidades.

Os processos de ensino e aprendizagem têm sido muito afetados pela conjuntura de epidemia Covid-19, assistindo-se, neste momento, a uma implementação generalizada de lógicas de educação à distância por forma a minimizar os impactos da situação atual no percurso educativo dos estudantes.

Neste contexto, os docentes do ensino superior, na UA e a nível nacional, enfrentam uma necessidade urgente de adoção de novas metodologias e ferramentas para dar continuidade ao processo educativo. Deste modo, a interação entre especialistas e pessoas com menos conhecimento nesta área será, seguramente, muito útil e é com esse desígnio que nasce a comunidade #EuEnsinoEmCasa!

A tecnologia Campus by Fundação Altice foi expressamente desenhada para utilização em contextos educativos, privilegiando a construção de comunidades. Baseia-se num conjunto de funcionalidades típicas das redes sociais, aliadas a outras funcionalidades mais próximas das plataformas institucionais de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. A sua organização base são as comunidades, onde um conjunto de utilizadores partilha um espaço comum. Esse espaço pode ser organizado em diferentes contextos através dos grupos de comunicação e os blogues. São disponibilizadas funcionalidades que permitem a partilha de textos, fotografias, vídeo e ficheiros, que podem ser comentados por todos os membros da comunidade. Existe também uma ferramenta de chat que permite a comunicação direta entre os utilizadores ou a conversação ao nível da comunidade e dos grupos.

A plataforma, que está aberta a todos os utilizadores interessados nesta temática, independentemente da sua instituição ou outro vínculo profissional, permite organizar a Comunidade em grupos, alguns destacados e decididos pela administração da comunidade e outros que podem ser criados dinamicamente pelos utilizadores da comunidade, de acordo com as suas necessidades, fornece as ferramentas de comunicação e partilha necessárias para os objetivos da comunidade, estando a equipa de I&D sediada na UA, existe a possibilidade de desenvolvimento pontual de novas funcionalidades que possam potenciar a utilização desta comunidade.

A comunidade #EuEnsinoEmCasa está disponível em https://campus.altice.pt/s/euensinoemcasa.