UA investe na colocação de 230 bicicletas no campus e nas escolas tecnológicas.

2016-08-24 10:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro vai adquirir 142 bicicletas convencionais e 97 elétricas para colocar em espaços do campus universitário e nos pólos de Águeda e Oliveira de Azeméis. As 230 bicicletas serão utilizadas pela comunidade UA em regime de aluguer de longa duração, num investimento aproximado de 300 mil euros financiados a 85% pelo PO SEUR a realizar nos próximos dois anos.

A candidatura da UA ao projeto U-BIKE PORTUGAL - Promoção de Bicicletas Elétricas e Convencionais nas Comunidades Académicas - foi uma das 15 aprovadas, devendo a formalização do Termo de Aceitação acontecer no próximo dia 16 de setembro, em sessão solene com a presença do Ministro do Ambiente.

Face à obrigatoriedade de 40% das bicicletas serem elétricas, a proposta da UA, que previa a aquisição de 239 bicicletas, fixou-se em 142 convencionais e 97 elétricas, devendo ser distribuídas a partir dos finais deste ano, inícios de 2017. Haverá 77 EBIKE no Campus de Santiago; 14 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA); 6 na Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e 142 bicicletas no Campus de Santiago.

Prevista está igualmente a construção de cerca de 300 novos lugares de estacionamento e a realização de iniciativas de promoção do uso da bicicleta, a desenvolver em várias fases e a arrancar já em setembro.

Refira-se que o projeto U-BIKE PORTUGAL é uma iniciativa financiada pelo PO SEUR, dirigida às Instituições de Ensino Superior Públicas (IES), que visa promover estratégias de baixo teor de carbono e estimular uma mobilidade urbana multimodal sustentável através do desenvolvimento de «projetos integrados de âmbito nacional relacionados com a aquisição de bicicletas para uso público», incluindo medidas de promoção e sensibilização.