UA em projeto para promover o maior radiotelescópio do mundo.

2018-02-06 07:32

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) é uma das entidades que participa, a partir de hoje e por dois dias, nos “SKA Days PT”, iniciativa que tem como propósito promover o Square Kilometer Array, o maior radiotelescópio do mundo, junto da comunidade científica e empresarial portuguesa.

Refira-se que SKA se trata de um projeto que conta com o envolvimento de 19 países, sendo que, em Portugal, a participação é composta por um consórcio que junta o Instituto de Telecomunicações (IT-Aveiro), o Instituto Politécnico de Beja e as universidades de Aveiro, Porto e Évora, através da Infraestrutura ENGAGE SKA, que é liderada pelo IT-Aveiro/UA.

A participação portuguesa é de especial interesse, devido ao seu impacto no design e análise dos sistemas do instrumento, um esforço partilhado entre parceiros chave da academia e da industria.

Na fase de construção os parceiros industriais terão particular relevância, desenvolvendo tecnologia de ponta que será exportada para os países de implantação do projeto.

Quando o SKA iniciar o seu funcionamento, os cientistas terão ao seu dispor o único instrumento do mundo capaz de desvendar vários mistérios atualmente existentes, constituindo uma excelente plataforma para avanço da ciência e formação avançada.

O evento – que apresenta a visão científica, tecnológica e industrial do projeto, destacando a participação portuguesa – pretende identificar oportunidades de colaboração de valor acrescentado e promover, ainda, a presença da comunidade nacional nos grupos de trabalho do SKA, fortalecendo o papel ativo na preparação e exploração do projeto.

Os “SKA Days PT” visam informar, igualmente, a comunidade científica sobre o envolvimento de grupos e empresas de tecnologia nacional na conceção e construção do satélite e as empresas portuguesas sobre a possível ligação durante a fase de pré-construção ou de construção do radiotelescópio.

Durante o primeiro dia (esta terça), na Universidade da Beira Interior, serão debatidos, por exemplo, os desafios, ligações e oportunidades do SKA e, ainda, as razões que explicam a escolha de Portugal para o desenvolvimento do projeto.

Pedro Marques – ministro do Planeamento e das Infraestruturas – participa na sessão de abertura, que decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã.

Já o segundo dia (7 de fevereiro), no auditório da Fundação D. Pedro IV, abre com uma breve discussão sobre os objetivos-chave do SKA Day em Portugal. Os trabalhos decorem entre as 9h00 e as 18h00.

Os trabalhos prosseguem com uma nova abordagem aos desafios e oportunidades globais do SKA, momento moderado por Carlos Salema, presidente do Instituto de Telecomunicações.

O uso da computação avançada na resolução de questões relacionados com big data estará em destaque na palestra da manhã. O segundo dia dos “SKA Days PT” decorre na Fundação Pedro IV, em Lisboa.

Refira-se que a iniciativa é organizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), TICE.pt, Instituto de Telecomunicações, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Universidade da Beira Interior, Parkurbis, Câmara Municipal da Covilhã, Altice e ENGAGE SKA.

O SKA resulta de um esforço internacional para a criação de uma infraestrutura composta por um interferômetro de rádio, com uma área de coletor de 1km2, distribuído em distâncias de mais de 3.000 quilómetros, localizado na África do Sul e na Austrália. Neste momento, o projeto conta com a participação de cerca de 100 organizações de 20 países.

A pré-construção iniciou-se em 2012 e, atualmente, conta com o envolvimento de 11 consórcios internacionais na fase de construção. O SKA – considerado uma prioridade pelo Fórum Estratégico Europeu sobre Infraestruturas de Investigação (ESFRI) – promoverá desenvolvimentos tecnológicos em áreas de impacto social, nomeadamente na distribuição de dados de alta velocidade, processamento de elevado volume de dados ou recurso a energias renováveis (geração, armazenamento e distribuição).

texto: UA