UA em destaque internacional: Academia "não trabalha a pensar em rankings" - Paulo Ferreira (Reitor).

2018-10-11 16:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Reitor da Universidade de Aveiro (UA) diz que a academia não trabalha a pensar em rankings mas admite como "positivo" a presença da UA em primeiro lugar, 'vertente Ensino', no The World University Ranking, versão de 2019.

Nessa edição, a UA também subiu na classificação geral.

Assim, em termos nacionais, a UA, as universidades de Lisboa, Nova de Lisboa e de Coimbra obtiveram classificações no intervalo de 33.5 a 37.0 pontos (entre os lugares 501 e 600).

Para esta subida no posicionamento da UA, neste ranking de instituições de ensino superior, foi crucial a "excelente prestação" na academia aveirense em dois dos cinco critérios de avaliação em relação à edição anterior deste ranking.

No critério 'Ensino', registou-se uma subida de 5,7 pontos. A evolução nas Receitas Provenientes da Indústria traduziu-se num acréscimo pontual de 11,2.

Ainda no panorama nacional, a UA aparece na terceira posição contabilizando tanto o critério Investigação, como o critério Receitas Provenientes da Indústria.

Paulo Ferreira assume que o esforço de melhoria "deve ser contínuo e não submetido aos rankings". (com áudio)

Nesta edição do ranking The World University Ranking houve quatro novas entradas nacionais: Católica Portuguesa, Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e ainda Universidade de Évora.