UA e Sogrape unem-se em projeto de apoio à recuperação de desvios olfativos.

2021-06-30 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Universidade de Aveiro e Sogrape unem-se em projeto de apoio à recuperação de desvios olfativos em pacientes de Covid-19.

Lançam o kit TOP COVID – Treino Olfativo Pacientes Covid-19 – constituído por cinco discos de aromas naturais, criados a partir de matérias-primas 100% vegetais e sem qualquer tipo de conservante, como pó de alecrim, pó de casca de tangerina com pó de bagaço de Baga, pó de bagaço de Touriga Nacional com grãos de erva doce, pó de gengibre com pó de bagaço de Baga e folhas de orégãos.

Essa inovação vai ser apresentada, esta quarta, a partir das 17h00, na Universidade de Aveiro.

O kit é 100% vegetal e foi concebido por investigadores da UA em parceria com a Sogrape, a partir de produtos naturais portugueses e subprodutos de agroindústrias.

Numa primeira instância, a utilização do kit resultará num ensaio clínico que vai permitir à comunidade médica e científica fazer história ao apoiar os setores de atividade mais impactados pela perda de olfato, bem como criar uma base de conhecimento para o futuro.

Uma solução ao serviço da recuperação e tratamento de desvios olfativos.

O kit vai ser apresentado numa sessão a 30 de junho, a partir das 17h00, reservada a convidados, mas que poderá ser visualizada através da ligação: https://youtu.be/boOgAvZ15rs

A sessão consiste numa mesa redonda sobre o tema ‘Vamos falar de olfato’, que junta Lourenço de Lucena, compositor de perfumes e sensorialista, Luísa Azevedo, Diretora do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar Baixo Vouga, Miguel Pessanha, Administrador Sogrape e enólogo, Ricardo Costa, Chef do restaurante The Yeatman, Sílvia M. Rocha, Professora do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e especialista em química de aromas e Tiago Santos, Psiquiatra e Membro do Programa Nacional para Saúde Mental.