UA e municípios da região acolhem exposição internacional sobre 'Tolerância'.

2019-10-01 14:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro e os municípios da região uma promovem exposição internacional sobre tolerância.

Designers de todo o mundo aceitaram o repto do colega e ativista Mirko Ilić, sediado em Nova Iorque, e têm vindo a contribuir para uma exposição itinerante sobre tolerância que já esteve em 24 países.

Os municípios de Águeda, Aveiro, Ílhavo e Oliveira de Azeméis e as escolas superiores Aveiro Norte (ESAN) e de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro responderam ao desafio aceite pela Design Factory Aveiro, no PCI-Creative Science Park.

“The Tolerance Project abre um debate sobre inclusão que só faz sentido se assente numa base de tolerância.

Num mundo cada vez mais dividido por questões de raça, religião, sexualidade e nacionalidade, a iniciativa usa o poder único do design para nos recordar o que nos une”, explica-se no blogue https://toleranceposters.blogspot.com que acompanha o projeto.

Assim, o projeto Tolerance, tem como objetivo consciencializar as comunidades para a falta de tolerância e promover uma atitude positiva nas interações humanas.

A exposição itinerante de cartazes “The Tolerance Travelling Poster Show” é parte integrante do projeto.

Mostram-se pósteres de designers e artistas de vários pontos do mundo com a palavra "Tolerância" no seu idioma local.

A exposição já esteve presente em 24 países e em cada paragem recebe contribuições de artistas locais, aumentando o seu acervo.

No âmbito desta iniciativa, decorre um ciclo de debates em Aveiro (Espaço Viver a UA), Ílhavo (Design Factory Aveiro e Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré), Biblioteca Municipal Manuel Alegre (Águeda) e Garagem Justino, em Oliveira de Azeméis.

A moderação de todos os debates é garantida por membros da UA.

A inauguração da exposição, a 9 de outubro, às 17h00, no Espaço Viver a UA, no centro do campus de Santiago, inclui o debate de abertura sobre “Tolerância e Multiculturalidade”, seguida de visita à exposição.

A exposição patente no Espaço Viver a UA (Universidade de Aveiro), no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro (em Aveiro), na Biblioteca Municipal Manuel Alegre e ESTGA - Águeda, na Design Factory Aveiro (PCI-Creative Science Park) - Ílhavo, e na Garagem Justino (Oliveira de Azeméis), prolonga-se até 29 de outubro.