UA e Federação de Ciclismo assinam acordo de cooperação.

2018-05-03 08:15

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro e a Federação Portuguesa de Ciclismo assinaram um acordo de cooperação que, entre outras ações, prevê a colaboração na formação e investigação, o estabelecimento de estratégias de promoção do ciclismo e a possibilidade de abertura das instalações desportivas da UA a atletas de ciclismo.

Na sessão, dia 27 de abril, estiveram presentes o Reitor da UA e Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O protocolo assinado a 27 de abril de 2018, define os termos da cooperação, científica e académica, a estabelecer entre a UA e a Federação Portuguesa de Ciclismo no âmbito da promoção da prática desportiva, em especial da modalidade do ciclismo.

Das ações referidas no documento, destacam-se a execução de ações no âmbito da investigação e da formação dos ciclos de estudo com afinidade e ou relevância com o ciclismo, a definição de modelos de cooperação envolvendo percursos formativos de estudantes da Universidade, sob a forma de projetos, estágios ou outras, a desenvolver na Federação e a execução, conjunta, de planos de promoção do uso da bicicleta, a nível nacional e no campus, através de diversas ações e iniciativas, nomeadamente através do desenvolvimento de um plano de marketing.

Avança-se também com a possibilidade de abrir as instalações desportivas a atletas nesta área.

Nas estratégias conjuntas a desenvolver na área do Marketing, salienta-se a experiência e as competências reunidas no Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados (CIMAD), unidade de investigação com sede no Instituto Superior de Administração e Marketing da UA que tem por atividade principal a realização de estudos de mercado, sondagens e recolha e tratamento estatístico de dados.

A UA tem vindo a celebrar contratos de desenvolvimento desportivo com entidades desportiva como instrumento adicional da sua política desportiva e com o objetivo de coadjuvar na qualificação e na promoção do desporto.

Por outro lado, a Universidade decidiu-se pela promoção do uso da bicicleta, tendo dinamizado diversas iniciativas nesta área, nomeadamente a Plataforma Tecnológica da Bicicleta, o projeto U-BIKE e a aquisição de bicicletas para uso pela comunidade universitária.