UA confirma que está bem encaminhada criação do primeiro Laboratório Binacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no PCI.

2021-01-27 09:00

Categoria: 

Concelho: 

Depois de conhecida a intenção da Universidade de Aveiro e de uma fundação brasileira especializada na área da saúde de criação de um laboratório no PCI surgem novos dados sobre os encontros preparatórios.

A Universidade de Aveiro, a Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) reuniram, na passada semana, para identificar oportunidades de colaboração, no âmbito da iniciativa multilateral One Health Lab, que prevê a criação do primeiro Laboratório Binacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde entre o Brasil e Portugal.

O encontro contou com a participação do Vice-Reitor para a Cooperação Universidade-Sociedade João Veloso e de David Resende, da Universidade de Aveiro, de Carlos Rocha e José Cordeiro, da FioCruz, e de Ana Paula Laborinho e Ana Ribeiro Alves, da OEI.

As possibilidades de colaboração multilateral contemplam o planeamento e realização de conferências, seminários e encontros, o fortalecimento de ações para divulgação científica e o intercâmbio científico e o desenvolvimento de projetos conjuntos na área de One Health, em parceria com organizações da Ibero-América e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ana Paula Laborinho, Diretora da OEI em Portugal, confirmou o apoio do maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa na criação do Laboratório Binacional (UA-FioCruz) e na consolidação do LabSec 3 – One Health, afirmando que será “uma mais-valia para a promoção da ciência e da investigação”, bem como para a “mobilidade de recursos humanos altamente qualificados no espaço ibero-americano”.

O Laboratório Binacional foi idealizado como mecanismo inovador de cooperação científica internacional, prevendo a instalação de investigadores da FioCruz no PCI - Creative Science Park Aveiro Region, com o objetivo de desenvolver produtos, processos e serviços inovadores, assim como garantir a transferência e a difusão de tecnologia.

Entre essas iniciativas estão a aplicação das tecnologias da Indústria 4.0 nas atividades do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade técnico-científica da Fiocruz.