UA assinala Dia Internacional da Matemática "mostrando contributo da disciplina para um mundo melhor".

2021-03-11 16:51

Categoria: 

Concelho: 

O Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro (DMat), o Centro de Investigação & Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) e o Núcleo de Estudantes de Matemática da Associação Académica de Aveiro (NEMat) associam-se para celebrar o Dia Internacional da Matemática, que se assinala a 14 de março. As iniciativas programadas estão agendadas para dias 12 e 17 de março, decorrem online e são abertas a todos os interessados.

O Dia Internacional da Matemática visa mostrar o papel fundamental desempenhado pelas ciências matemáticas na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e no reforço das duas prioridades da UNESCO: África e Igualdade de Género. Este dia convida-nos a celebrar a felicidade que se pode encontrar na Matemática, por meio de atividades festivas e diversificadas que ocorrem em todo o mundo.

Em muitos países, incluindo Portugal, 14 de março (14/03) já é comemorado como o Dia do Pi porque π, uma das constantes matemáticas mais conhecidas do mundo, pode ser arredondada para 3,14.

O evento organizado no DMat tem início no dia 12 de março, às 16h30, com uma palestra com o título Matemática para um mundo melhor: ao encontro dos desafios da pandemia COVID-19, proferida por Delfim Torres, um dos cientistas de topo internacional na área e docente desta academia. Ainda neste dia é aberta uma exposição virtual onde se podem encontrar posters, vídeos, ou simples curiosidades sobre Matemática para um Mundo Melhor - o tema da  segunda edição do Dia Internacional da Matemática que se realiza este ano (https://www.idm314.org/) - e, também, sobre o π.

No dia 17 de março, às 16h00, outro reputado cientista da casa, Carlos Herdeiro, dará uma palestra intitulada Pi e Einstein: do Universo da Geometria à Geometria do Universo, numa homenagem a Albert Einstein, que nasceu no dia 14 de março de 1879.

O evento realiza-se online em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82058781479,destina-se a todas as pessoas que queiram participar e não necessita de inscrição prévia.