UA apresenta resultados de estudo sobre gestão de plásticos em Portugal.

2022-07-15 07:52

Categoria: 

Concelho: 

O estado do país na gestão de plásticos é o mote para uma jonrada de trabalho na Universidade de Aveiro.

A UA promove uma sessão de divulgação dos resultados do “Plastic Management Index para Portugal” e lança o debate sobre a gestão de plásticos.

Nesta sessão, às 14h30, na Sala de Atos da Reitoria, haverá ainda um painel de especialistas, de empresas e organizações relevantes na área, para discutir os resultados.

Em 2020 foram produzidas, a nível mundial, cerca de 367 milhões de toneladas, e o cenário mais provável é que a produção duplique até 2040.

As previsões para os próximos anos não são animadoras e, por isso, foi elaborado pela Economist Impact, em colaboração com a Nippon Foundation, o Plastic Management Index, um ranking internacional, que pretende avaliar a situação da gestão de plásticos nos vários países do mundo, chamando a atenção para as crescentes preocupações globais no que respeita à utilização de plástico e salientando a urgência de fazer a sua gestão de forma sustentável.

Não existia, no entanto, nenhum estudo desta natureza para a realidade portuguesa e foi para colmatar esta lacuna que surgiu o Plastic Management Index para Portugal, um estudo que avalia a situação da gestão de plásticos em Portugal de forma a comparar a situação nacional com a de outros países.

Da equipa multidisciplinar que conduziu este estudo fazem parte elementos de várias unidades de investigação da Universidade de Aveiro, nomeadamente do Instituto de Materiais de Aveiro (CICECO), do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, e da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas e que contou ainda com o apoio da associação Smart Waste Portugal.

O estudo já foi realizado e os resultados serão apresentados, publicamente, entre as 14h30 e as 16h00, na sala de atos da reitoria.

Um painel de especialistas, formado por Ricardo Pinheiro (Comissão parlamentar de Energia e Ambiente), Ana Cristina Carrola (Agência Portuguesa do Ambiente), Fernando Ventura (Jerónimo Martins), Nuno Aguiar (Associação Portuguesa de Indústrias de Plásticos), Patrícia Carvalho (Pacto Português para os Plásticos da Associação Smart Waste Portugal) e Elga Almeida (Sociedade Ponto Verde), discute a realidade nacional.