UA acolhe exposição de design espanhol.

2022-02-20 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Exposição de design espanhol inaugura itinerância portuguesa na UA e faz ponte para as empresas e o papel que o design assume no mundo global.

A Universidade de Aveiro aceitou receber a exposição ‘From Spain with Design’, sabendo do potencial do seu impacto num dos distritos com maior concentração industrial do país”.

Francisco Providência, professor da UA e comissário deste evento, explica que existe a “intenção de aproximar a indústria ao Design, a universidade à sociedade e Portugal a Espanha”.

A exposição ‘From Spain with Design’ sai do Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, onde esteve patente de 15 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022 para se instalar na UA, naquela que será a sua primeira itinerância internacional.

Aqui, estará patente de 21 de fevereiro a 30 de março 2022, nos átrios do edifício central e da Reitoria da UA.

O comissário da exposição explica que a mostra reúne artefactos desenhados por 120 empresas espanholas, selecionados pela READ red española de asociaciones de diseño, que os agrupou em 5 núcleos temáticos da Internacionalização, Identidade territorial, Interceções, Cumplicidades e Sustentabilidade.

Recorde-se que o design espanhol, de mãos dadas com a indústria, tem atribuído mais valor aos bens transacionáveis em Espanha, mas também no estrangeiro.

Esta é uma iniciativa da READ - red española de asociaciones de diseño - em parceria com o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e a UA, sendo o financiamento garantido pelo Gobierno de España, Ministerio de Cultura y Deporte Xunta de Galicia, Xacobeo 21.22, UA e ID+.

A exposição estará patente de 21 de fevereiro a 30 de março 2022, nos átrios do edifício central e da Reitoria da UA, de segunda a sábado, das 09h00 às 20h00.

Do programa paralelo faz parte a abertura e um percurso comentado pela exposição, a 21 de fevereiro, às 11h00, guiado pelos comissários Uqui Permui, Ángel Martinez e Francisco Providência.