UA acolhe encontro sobre Cromatografia.

2022-12-06 06:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Especialistas nacionais reúnem-se numa mesa-redonda sobre Cromatografia e convidam o público a participar.

A cromatografia é uma técnica de separação baseada na distribuição dos componentes de uma mistura entre um fluido (fase móvel ou eluente) e um adsorvente (fase estacionária).

A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido depositado num sólido inerte, empacotado numa coluna ou espalhado por uma superfície formando uma camada fina.

“Cromatografia: os atuais desenvolvimentos dão resposta aos desafios do futuro?”.

Este é o mote para a mesa-redonda que, esta terça, dia 6, reúne, no Auditório Renato Araújo, cinco especialistas nacionais de diferentes áreas: da saúde ao ambiente, passando pelos vinhos.

A iniciativa é aberta ao público e insere-se no 12º Encontro Nacional de Cromatografia que se realiza na Universidade de Aveiro (UA).

Da Química Forense ao Ambiente, passando pela Saúde Pública, passando pela qualidade das águas, até ao mercado dos vinhos, é vasto o universo de aplicação da técnica de cromatografia.

Sobre a aplicabilidade desta técnica falarão vários especialistas na mesa-redonda marcada para as 17h00 no Auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA).

André Lobo Castro, do Serviço de Química Forense e Toxicologia, do Instituto Nacional de Medicina Legal - Delegação do Porto; Hugo Rocha, do Departamento de Genética Humana, do Instituto Nacional de Saúde Pública Ricardo Jorge; Regina Duarte, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) & Departamento de Química da Universidade de Aveiro; Cristina Fernandes, da Sogrape Vinhos S.A.; e Vítor Vale Cardoso, da Área de Química Orgânica do Laboratório de Análises de Água da EPAL, são os convidados para o debate moderado por Elsa Silva Santos da UA.

A sessão terá a duração de cerca de 1h15 e contará com um período aberto a questões do público.