UA abre inscrições para novo tipo de oferta formativa (microcredencial).

2023-02-04 09:34

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro abre inscrições para um novo tipo de oferta formativa, a microcredencial, de curta duração e dirigida a um público mais abrangente, como é também o caso de ativos no mercado de trabalho.

Esta oferta surgiu de um esforço coordenado entre a UA e mais de 200 parceiros da região que resultou na aprovação, no final de 2021, do projeto Aveiro Education and Social Alliance, financiado pelas medidas Impulso Jovens STEAMS e Impulso Adultos do Programa de Recuperação e Resiliência.

Este projeto pretende aumentar os níveis de graduação dos jovens nas áreas STEAM – Science, Technology, Enginnering, Arts and Mathmatics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) - e de formação de adultos, incorporando uma visão de transformação do ensino e aprendizagem e de suporte ao desenvolvimento regional estruturada em quatro objetivos estratégicos.

Pretende reforçar a oferta formativa conferente ou não de grau na UA; atrair um número crescente de cidadãos para as oportunidades de formação coordenadas pela UA; transformar as práticas de ensino e aprendizagem da UA; e dotar a UA de condições para o cumprimento destes objetivos.

As formações certificam resultados de aprendizagem resultantes de oportunidades de aprendizagem curtas, podendo, por isso, ser garantidas a todos os cidadãos em várias modalidades de aprendizagem: presencial, online ou blended (formato misto, com momentos de formação presencial e outros online).

Há credenciais em Aprendizagem Automática Aplicada; Inglês para o Comércio e Comunicação Internacionais; Tecnologia Laser; Programa de Formação em Proteção e Segurança Radiológica e Programa de Formação em Proteção e Segurança Radiológica.