UA abre candidaturas para bolseiros de investigação nas agendas mobilizadoras do PRR.

2023-01-18 07:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro abre as primeiras candidaturas para 29 bolsas de investigação em diferentes áreas científicas ao abrigo do PRR.

Os principais destinatários são alunos inscritos em programas doutorais em concursos associados às 'Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial'.

A execução das Agendas Mobilizadoras do PRR na UA arrancou no final de 2022 e ao longo dos próximos meses serão abertos vários concursos para investigadores doutorados e bolseiros de investigação.

Neste momento, são cinco as Agendas Mobilizadoras que estão à procura de bolseiros de investigação para integrarem as suas equipas na UA.

A Agenda ILLIANCE é liderada pela Bosch Termotecnologia e visa endereçar o objetivo de neutralidade carbónica associada ao setor dos edifícios.

Esta Agenda tem atualmente 18 ofertas disponíveis.

A Agenda “AM2R - Agenda Mobilizadora para a inovação empresarial do setor das Duas Rodas”, liderada pela Polisport Plásticos, tem como objetivo aumentar a competitividade e resiliência do setor com base em investigação e desenvolvimento tecnológico, inovação e diversificação da estrutura produtiva de produtos e serviços.

Esta Agenda procura quatro bolseiros nas áreas científicas de Engenharia dos Materiais; Engenharia Mecânica; Ciências da Engenharia e Tecnologias e Engenharia do Ambiente.

A Agenda “NGS - New Generation Storage” é liderada pela DST Solar, S.A. e tem como âmbito de trabalho o ecossistema tecnológico na área das baterias.

Tem concursos a decorrer para atribuição de três bolsas de investigação, nas áreas científicas de Engenharia Química; Ciência ou Engenharia dos Materiais; Física; Química e Nanotecnologia.

A Agenda “NEXUS: Pacto de Inovação – Transição Verde e Digital para Transportes, Logística e Mobilidade”, liderada APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. está ligada ao setor das redes logísticas e de transportes.

Atualmente, tem três vagas para bolseiro de investigação nas áreas de Engenharia e Gestão Industrial, Ciências da Engenharia e Ciências do Mar.

A Agenda “From Fossil to Forest” é liderada pela Navigator Paper Setúbal, S.A. e visa o desenvolvimento de embalagens e produtos à base de celulose para a substituição de plásticos fósseis.

Esta Agenda tem atualmente disponível uma bolsa de investigação nas áreas científicas de Engenharia dos Materiais, Química e Engenharia Química.

A UA participa em 22 “Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial”, em diferentes áreas temáticas como Recursos Naturais e Ambiente; Mobilidade, Espaço e Logística; Indústrias e Tecnologias de Produção; Saúde, Bem-Estar e Território; e Tecnologias Transversais e suas Aplicações.

As Agendas Mobilizadoras têm um período de execução até 31 de dezembro de 2025 e representam um investimento de mais de 50M€ na Universidade de Aveiro.

Neste período estima-se o recrutamento de aproximadamente 200 bolseiros de investigação de diferentes tipologias e cerca de 90 Investigadores Doutorados.

Os interessados deverão formalizar a sua candidatura através do envio da documentação solicitada no edital para o email recr-agendasprr@ua.pt, indicando a referência do respetivo concurso.