UA abre canal de comunicação para recolher sugestões em políticas de sustentabilidade.

2023-05-24 07:57

Categoria: 

Concelho: 

O reitor da Universidade de Aveiro quer o envolvimento da comunidade nas políticas de sustentabilidade e promete abrir canal de comunicação para a entrega de sugestões.

Membros e responsáveis por unidades, serviços e Associação Académica da Universidade de Aveiro debateram boas práticas no Encontro Sustentabilidade_UA.

Paulo Jorge Ferreira lembra que “os critérios de sustentabilidade estão a ser introduzidos em todos os procedimentos contratuais” mas admite que é necessário envolver a comunidade estando disponível para propor a criação de uma via para sugestões e comentários sobre sustentabilidade na UA.

“Será, também, uma forma de fazer as pessoas sentirem-se parte da solução, e de verificarem que a sua opinião conta”, considera.

O cálculo da pegada ecológica e a candidatura ao Fundo Ambiental para tornar edifícios mais eficientes são faces visíveis de uma aposta que será aprofundada nos próximos anos.

“Não vemos o campus apenas como um palco para a nossa atividade. Vemos o campus como uma zona de coexistência com o património natural. E olhamos para a nossa pegada ecológica como algo que podemos reduzir pelas vias da energia, da alimentação e dos transportes”.

Energia, alimentação e mobilidade são três pilares das políticas.