Turismo e Universidade fazem de Aveiro uma cidade multilingue dominada pelo Inglês.

2018-05-07 15:25

Categoria: 

Concelho: 

A conferência “A história de Aveiro contada pela paisagem linguística” e o percurso pedestre “Aveiro, cidade global e multilingue” são apostas para a celebração do Feriado Municipal.

Quanto à conferência é no dia 9 de Maio, quarta, às 18h30, no Museu da Cidade. Segue-se um passeio pelas ruas do centro Histórico com viagem orientada por por Mariana Ribeiro Clemente.

Investigadora do Laboratório para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras da Universidade de Aveiro apresenta um estudo inédito que revela quais são as línguas que estão representadas na paisagem de Aveiro, permitindo conhecer as principais tendências do uso da linguagem, perceber de que forma os habitantes comunicam e qual o valor educativo deste mosaico multilingue.

O estudo mostrou que a paisagem de Aveiro é principalmente multilingue, onde as línguas têm diferentes níveis de relevância e de visibilidade.

O inglês apresenta-se como uma língua global, sendo a língua predominante entre as 21 línguas estrangeiras encontradas no espaço público da cidade que conta também com a forte presença do francês, do espanhol, do italiano e do alemão.

Uma análise mais aprofundada, revelou ainda cinco sistemas de escrita que se combinam entre si e diferentes formas de utilização do graffiti, como expressão de dissidência e como expressão artística.

A paisagem linguística oferece, pois, um panorama do multilinguismo e da globalização nos espaços urbanos, revelando como os cidadãos simbolicamente constroem e interagem no espaço público e como se apropriam dele e o vivenciam, contando assim outras histórias sobre a cidade e sobre como os seus habitantes se apresentam ao mundo e comunicam entre si.

As comemorações do Feriado Municipal incluem na quarta a realização da Assembleia Municipal Aveiro Jovem 2018 a partir das 9h30.

A iniciativa irá contar com a participação de alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Escola Básica 2/3 Castro Matoso, Escola EB 3 e Secundária José Estevão, Colégio D. José I e Escola Profissional de Aveiro.