Turismo de Portugal e IPDT premeiam projeto de Sever do Vouga, Albergaria, Águeda, Nelas e Vagos.

2019-03-01 16:03

Categoria: 

Concelho: 

O projeto “Portuguese Mills - Rota dos Moinhos de Portugal”, elaborado por uma equipa de técnicos das Câmaras Municipais de Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas e Vagos, foi um dos três vencedores do programa ALA+T - Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo.

Promovido pelo IPDT-Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo com o apoio do Turismo de Portugal, trata-se da primeira edição da iniciativa que contou com 160 participantes que apresentaram 19 projetos de desenvolvimento territorial. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 20 de fevereiro, no Cineteatro Avenida, em Castelo Branco, e contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e de mais de 90 representantes de autarquias nacionais e entidades públicas do sector.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, presente na cerimónia e acompanhado pelo vice-presidente, Almeida e Costa, "o prémio vem reconhecer publicamente as competências dos técnicos que trabalham diariamente para promover o nosso território de uma forma sustentada e inclusiva, através do Turismo. É também a prova de que a Região Centro possui produtos turísticos de grande valor e que o peso do seu contributo para a dinamização do Turismo, a nível nacional, é muito interessante e deve ser cada vez mais explorado. É, ainda, a certeza de que o trabalho em rede intermunicipal é uma mais-valia para as comunidades".

O projeto “Portuguese Mills - Rota dos Moinhos de Portugal”, que será apoiado pelo Turismo de Portugal, vem dar resposta à ausência de uma rota estruturada a nível regional e nacional. Através de uma oferta turística inovadora associadas às tradições culturais e vivências de experiências, o projeto contribui para a valorização do património, recursos endógenos e comunidades locais.

Privilegiando a participação ativa do visitante, será criado um roteiro de atividades em torno do ciclo do pão, bem como um passaporte que será interligado numa plataforma digital e aplicação interativa, com vista a cativar os turistas e envolver os agentes locais. O projeto prevê ainda a criação de uma linha de financiamento para a recuperação de moinhos, fornos comunitários e eiras que poderão ser transformados em centros de interpretação, lojas e albergues.

O programa ALA+T distinguiu, ainda, outros dois projetos: “DNA – Digital Nomads Adventure”, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Câmaras Municipais de Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto e “RPTI - Rede Portuguesa de Turismo Industrial”, das Câmaras Municipais de Famalicão, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Vale de Cambra e Vila do Conde.

Ao longo programa, que decorreu entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019, 15 especialistas partilharam conhecimentos durante 65 horas de formação com vista a dotar os técnicos superiores e dirigentes da Administração Local Autárquica com competências especificas e transversais, indispensáveis para o desenvolvimento do sector do Turismo.