Tulha espera ganhar espaço nas instalação da atual escola quando esta for desativada.

2017-05-15 12:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Rafael Vaz já lidera a Tulha para um “novo ciclo”.

A tomada de posse dos novos corpos sociais do Grupo de Jovens “A Tulha” para o biénio 2017-2019 consumou-se este domingo.

A cerimónia realizou-se na sede da associação e contou com a presença de Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Catarina Durão, Diretora Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia de S.Salvador e de Nuno Ribeiro, Vice Presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro.

O Grupo diz ter rejuvenescido a média de idades assumindo Maria Cachide e Liliana Pião as vice presidências.

No discurso de tomada, Rafael Vaz, presidente da direção, fez um balanço do trabalho desempenhado pela sua equipa ao longo dos últimos anos, destacando a manutenção da abertura diária da sede, com um Espaço Jovem que regista uma “considerável afluência”, as várias obras de requalificação dos espaços da sede bem como o facto de nos últimos anos a associação registar um número médio de 25 momentos de atividade por ano.

O presidente reeleito aproveitou ainda a presença dos parceiros institucionais da associação para falar sobre a relação com os parceiros instituições.

“Referir que quer o IPDJ, a CMI e a JFSS, têm reconhecido o trabalho e a importância da Tulha. Disso é prova o reforço dos apoios à nossa associação nos últimos anos. Todo o dinheiro que a tulha solicita nas candidaturas de apoio é apenas e só o dinheiro que é necessário para fazermos o trabalho que temos feito e que a população anseia. Não pedimos nem mais nem menos, pedimos o que é necessário. E esta é uma certeza que queremos deixar”.

Em curso está a colocação de capoto na fachada da sede. “Iniciámos há pouquíssimo tempo uma obra que passa despercebida mas que é importantíssima para este edifício. Que é a colocação de capoto em toda a fachada da sede. Ainda não esta terminada e será uma obra que vai melhorar a impermeabilização do edifício. E começa a tornar se urgente remodelar o piso exterior da sede”.

Com a criação de uma nova escola básica na Gafanha de Aquém, a Tulha pensa já ocupar espaço na atual escola que será reconvertida para o tecido associativo.

“Quem trabalha e participa regularmente nossas atividades percebe também que o espaço físico deste edifício não é suficiente para arrecadar e organizar toda a logística da marcha da Tulha e da nossa participação no festival do bacalhau. Por isso, aguardamos serenamente a parte que nos tocará na antiga escola primária, depois da construção do novo centro escolar, para que nos seja possível transferir para lá o quartel general da marcha, o espólio, a oficina de construção dos arcos, entre outras coisas”.

O festival da canção vida regressa no dia 18 de novembro e será um dos pontos altos do ano.

Nuno Ribeiro, em representação da FAJDA, salientou que a Tulha é “o verdadeiro exemplo de uma associação juvenil e desejou votos de um bom mandato a todos os eleitos”.

Catarina Durão, do IPDJ, referiu o “gosto” de visitar esta associação pela segunda vez desde a sua nomeação, dando conta de que “a vontade de fazer mais e fazer bem desta associação sente-se logo que se chega”.

João Campolargo, presidente da JFSS, elogiou o grupo pela “forma rigorosa e empenhada” como gere financeiramente e logisticamente a associação.

Por fim, Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal, afirmou que o trabalho desta associação “está à vista”.

“A Tulha é uma associação exemplo e de referencia no município e que continuará a ser apoiada como merece pela autarquia”.