'A Tulha' apresentou 27.ª Marcha consecutiva.

2015-06-29 17:04

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo de Jovens 'A Tulha' participou em mais uma edição das Marchas Sanjoaninas, organizada pela Câmara Municipal de Ílhavo.

A concurso estiveram também as Marchas da Gafanha da Nazaré, Costa Nova e Carvalheira. Este ano a Direção da Tulha escolheu como tema para a realização da sua 27.ª Marcha consecutiva: 'Pasteleiras no São João', "trazendo aos nossos tempos imagens que marcaram a vivência dos que nos antecederam e que, ao domingo, com os seus trajes domingueiros se passeavam pelas ruas da nossa aldeia visitando familiares e amigos, deslocando-se para a Missa ou confraternizando nas tabernas e cafés. Na Marcha da Gafanha de Aquém assistimos a uma coreografia que se iniciava com a construção e movimento de uma roda, depois executava um Candeeiro de rua, que se usava para encostar as bicicletas, e terminando com o desenho da bicicleta e o seu movimento. Os arcos grandes apresentavam-nos as pasteleiras e os postes de rua com candeeiros. Os arcos de mão representavam o lampião/candeeiro da iluminação de rua".

Rafael Vaz, Presidente da Associação refere que “em 27 anos de Marcha consecutivos, sempre existiu o cuidado de nunca repetir temas. A marcha da Tulha é um legado muito grande e que implica cada vez mais responsabilidade no que toca à criatividade e inovação. Somos uma comunidade especial, todos trabalham neste projeto, desde a confeção das roupas, dos arcos, aos marchantes”, disse.