Tuga Fest será festival de referência em São Jacinto. (Entre 19 e 23 de Agosto).

2015-06-02 13:16

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Vai realizar-se entre os dias 19 e 23 de Agosto, na Praia de São Jacinto, a primeira edição do 'Tuga Fest', "o primeiro festival 100% português idealizado a pensar em todos os portugueses, residentes ou emigrantes. Porque Agosto é por excelência o mês de férias em Portugal, este foi o mês escolhido para a realização deste evento", sublinha a autarquia aveirense.

O 'Tuga Fest' "vai ser a partir de 2015 uma referência no panorama dos grandes eventos nacionais". É um festival que, sob o lema 'o festival mais português de Portugal' "vai privilegiar, valorizar e evidenciar o que de melhor se faz em Portugal". No festival vão existir também áreas de venda de produtos nacionais (gastronomia, artesanato e vinhos), com cerca de 100 expositores e uma área de diversões.

O festival vai ser ainda dotado de uma área própria para campismo, equipada com balneários, sanitários e áreas para refeições ligeiras. Também no recinto do festival irá existir um restaurante de referência com capacidade para mais de 400 pessoas sentadas em simultâneo.

O 'Tuga Fest' vai ter três palcos. Um palco principal para alguns dos melhores nomes nacionais do momento, um palco para atuações de grupos e artistas populares entre as 15h00 e as 21h00, "privilegiando tanto quanto possível as várias zonas do país através de grupos ou cantores que representem cada região". O terceiro palco vai servir para a música eletrónica onde alguns DJ’S vão actuar após encerramento do palco principal.

Na área de exposição terá "o que de melhor se produz a nível nacional no que a artesanato, gastronomia e vinhos diz respeito".

No 'Tuga Fest' "teremos também uma área institucional, que contará com a presença das Entidades Regionais de Turismo e Embaixadas dos países com maior número de emigrantes. Esta área pretende também que, quer a nível de entidades regionais de turismo quer de embaixadas, as representações tenham produtos e artigos próprios". Em cada dia, "teremos representado o país ou países onde a comunidade portuguesa tem mais expressão. Teremos assim o dia da Comunidade Francesa, Alemã, Suíça, Luxemburguesa, Americana, etc. Para cada destes dias, as comunidades de cada um dos países terão vantagens na aquisição de bilhetes, ao mesmo tempo que o Tuga Fest servirá para encontro e convívio entre todos. Tentaremos também ter no dia de cada país o respetivo embaixador, tendo sido já endereçados os respetivos convites", refere a organização do evento.

Vai existir também uma mini feira popular que complementará a oferta do festival. Carrinhos de Choque, Roda Gigante, Carrocel Infantil "são, entre outras, algumas das diversões presentes". "Está também prevista a colocação de insufláveis para que, os mais pequenos tenham o seu espaço de diversão, devidamente monitorizados, enquanto os pais visitam os diversos espaços do festival".

Um restaurante de qualidade vai ocupar quase a totalidade do pavilhão gimnodesportivo de S. Jacinto. Para além do restaurante "são vários os pontos de fast food e sabores tradicionais que estarão presentes no festival quer na área de exposições quer na área de espetáculos".

Em terreno contíguo ao Parque Desportivo de São Jacinto, será criado um espaço para acampamento dotado de sanitários e balneários.

O Tuga Fest abre diariamente às 11h00.

O festival decorre com um cartaz que inclui nomes como os de Quim Barreiros, Rita Guerra, José Cid, Xutos e Pontapés, Ana Moura, Tony Carreira e Herman José. (com áudio - Pedro Machado - TC)