Tubarões azuis avistados na Gafanha são juvenis. Uma tintureira adulta pesa 300 quilos e mede 4 metros. Espécie não representa perigo para o homem.

2015-09-02 00:52

Categoria: 

Concelho: 

Os tubarões azuis juvenis, também conhecidos por tintureiras, continuam a ser avistados nas águas da região.

Um foi encontrado, ontem, morto nas margens da Ria. Outros foram avistados na passada segunda-feira em praias do Concelho de Ílhavo.

A tintureira que apareceu morta teria cerca de 70 centímetros. Estava nas margens da Ria de Aveiro. "É um animal pequeno, juvenil, que já foi entregue ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios", disse à Lusa o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira.

Outros pequenos tubarões foram vistos no mar da Praia da Barra.

Esta espécie "não representa qualquer perigo para o homem", assegurou o responsável. A população "não deve interferir com eles", avisou.

Esta espécie alimenta-se de peixes e aves marinhas. Habitualmente, um tubarão azul adulto (na foto), mede cerca de 4 metros e pesa cerca de 300 quilogramas.

É uma espécie conhecida por tintureira. Este tubarão "encontra-se normalmente em águas tropicais". Conhecido como uma das espécies de tubarão com maior capacidade migratória. "Tem caráter oportunista podendo perseguir navios para se alimentar de detritos deitados fora". Tem o hábito de formar "pequenos grupos/cardumes para migrações longas".