Tribunal de Aveiro julga cidadão espanhol apanhado a transportar 175 quilos de cocaína.

2020-05-13 09:20

Categoria: 

Concelho: 

O Tribunal de Aveiro vai começar a julgar na quarta-feira um cidadão espanhol de 40 anos que foi apanhado, em 2019, a transportar 175 quilos de cocaína, dissimulada no fundo falso de um atrelado de uma viatura.

O arguido, que se encontra em prisão preventiva, está acusado de um crime de tráfico de estupefacientes agravado.

O suspeito foi intercetado pela Polícia Judiciária (PJ) no dia 17 de julho de 2019, enquanto transportava 30 fardos de cocaína, na A1, na zona da Mealhada, numa ação concertada com a Unidade de Combate ao Crime organizado da Guarda Civil da Galiza, em Espanha.

A droga, com um peso total de 175 quilos, estava escondida no fundo falso de um reboque que se encontrava acoplado à viatura conduzida pelo arguido.

O indivíduo, que alegadamente fazia parte de uma rede sediada na Galiza, em Espanha, foi detido e a droga, com um elevado grau de pureza e um valor de mercado de cerca de 15 milhões de euros, foi apreendida.

Cerca de um mês depois, a Guarda Civil espanhola avançou com buscas e detenções de mais 13 pessoas no país vizinho, que permitiram a recolha de uma grande quantidade de prova material, para além de dinheiro, veículos e equipamento eletrónico altamente especializado, confirmando a elevada sofisticação da organização.

Na altura, a PJ disse acreditar que as intervenções nos dois países "terão desmantelado uma importante rede de tráfico de estupefacientes, responsável pela introdução de grandes quantidades de drogas na Península Ibérica".

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, a introdução da droga seria feita por via marítima, através de um reboque de barco que estava aparentemente vazio, mas vinha equipado com um sofisticado sistema hidráulico que permitia transportar mais de 300 quilos.

De acordo com a Guarda Civil, a chamada Operação Mansalva resultou na detenção de 14 pessoas, 11 em Pontevedra, duas em Valência e uma em Portugal.

Além disso, a operação conseguiu apreender quase meia tonelada de cocaína (475 quilos).

De acordo com a mesma fonte, as investigações permitiram frustrar a entrega de mais de 300 quilos de cocaína em Espanha, que estavam a ser transportados da Galiza para Valência.

A polícia apreendeu ainda 12 mil euros em dinheiro, 12 telefones satélites, quatro veículos que tinham fundo duplo e um reboque.

A guarda descobriu também uma plantação de marijuana com mil plantas.

 

Texto: Lusa