Trabalhos da via ecológica entre Canal de São Roque e Ribeira de Esgueira já começaram.

2017-08-02 15:10

Categoria: 

Concelho: 

A empreitada para construção da Via Ecológica Ciclável, da responsabilidade da empresa Polis Litoral Ria de Aveiro, já começou com trabalhos de limpeza e preparação da ligação de acesso do Canal de São Roque ao Cais da Ribeira de Esgueira.

Esse projeto prevê a continuação pela frente-Ria de Mataduços, Póvoa do Paço e Vilarinho, até à margem sul do Rio Novo do Príncipe.

Este novo investimento realizado no Município de Aveiro pela empresa Polis Litoral Ria de Aveiro, em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro, complementa o anterior investimento no Cais da Ribeira de Esgueira, disponibilizado aos Cidadãos em novembro de 2015.

Com uma extensão de 48 km, a nova via ecológica ciclável desenvolve-se em dois percursos, um entre Aveiro, Albergaria-a-Velha e Estarreja, e outro entre Vagos e Mira, representando um investimento de 909.000€ e um prazo de execução de 275 dias.

O troço Aveiro-Albergaria-Estarreja, com uma extensão de 23 km, inicia no Canal de São Roque, em Aveiro, e termina no Esteiro de Estarreja, passando pelo Cais da Ribeira de Esgueira, o Cais de Canelas e o Cais de Salreu, aproveitando caminhos existentes complementados por novos passadiços de madeira sobrelevados, privilegiando o contacto com a Ria.

O troço Vagos-Mira terá 25 km de extensão e inicia-se em Vagos, na ligação do Caminho do Praião aproveita os caminhos rurais existentes ligando à ciclovia existente em Mira que também será requalificada na presente intervenção.

A autarquia aveirense, em parceria com a EDP Distribuição, está a investir cerca de 20.000€ na instalação da rede de iluminação pública do arruamento do acesso ao Cais da Ribeira de Esgueira.

Entretanto, já decorrem sondagens para avaliação da estabilidade do talude e das estruturas de suporte existentes na Rua Padre Arménio Costa Júnior e Rua Jaime Moniz, visando a qualificação da área.

O trabalho está a ser desenvolvido pela Universidade de Aveiro, através do Departamento de Engenharia Civil, fazendo a avaliação e caracterização da situação atual e propondo medidas de intervenção que contribuam para o reforço da segurança do talude. Investimento de 25 mil euros suportados pela autarquia.