Trabalho da UA faz capa em revista da Royal Society of Chemistry.

2015-08-24 17:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Investigadores e docentes do Departamento de Química e do Laboratório Associado CICECO da Universidade de Aveiro (UA) publicaram um artigo que ilustra a capa principal da "prestigiada" revista Physical Chemistry Chemical Physics (PCCP) da Royal Society of Chemistry.

O artigo “Hybrid nanostructures for SERS: materials development and chemical detection” da autoria de Sara Fateixa, Helena Nogueira e Tito Trindade, fornece uma revisão crítica sobre nanomateriais híbridos utilizados como substratos em espetroscopia de Raman com intensificação em superfícies (SERS em inglês).

São consideradas diversas nanoestruturas compostas por pelo menos dois tipos diferentes de materiais, em que pelo menos um é metal ativo em SERS (por exemplo ouro ou prata), tendo em vista a sua utilização como plataformas para deteção (bio)química. “Trata-se de um trabalho que ambicionou ir para além da descrição e revisão crítica do estado da arte ao nível do desenvolvimento de nanomateriais para SERS”, indicam os investigadores. Assim, afirmam os cientistas da UA, “o leitor é confrontado com uma perspetiva original sobre a integração de duas importantes áreas de investigação em Nanociências e Nanotecnologia: nanoestruturas plasmónicas e a química de nanomateriais híbridos”.

Simultaneamente, o artigo colocam em perspetiva futuras aplicações da espetroscopia de Raman (SERS), nomeadamente em novos protocolos de análise química e biodeteção. Este trabalho vai ao encontro de desenvolvimentos recentes verificados nesta área, nomeadamente ao nível de novas técnicas de deteção de analitos presentes em quantidades vestigiais, como por exemplo alguns compostos de interesse biomédico e ambiental.

Prevê-se que paralelamente à vertente de desenvolvimento de materiais, se acentue o desenvolvimento na instrumentação de suporte a este tipo de estudos, não só pelo fabrico de instrumentos mais sofisticados como de mais fácil integração em contextos de análise alargados.

Efetivamente, explicam, “a capa resulta de uma imagem de um nanocompósito de prata e polímero, obtida utilizando um novo equipamento que integra um microscópio confocal de Raman/AFM”. Trata-se de um equipamento científico recentemente adquirido pelo CICECO e que se encontra instalado no laboratório de espetroscopia vibracional do Departamento de Química-CICECO.

Este trabalho de revisão inclui mais de 500 referências listadas, tendo sido considerado “hot article” pela revista PCCP.