Torreira acolhe bota-abaixo de moliceiro na próxima quarta.

2016-08-29 14:57

Categoria: 

Concelho: 

A Torreira assiste, na próxima quarta-feira, ao bota-abaixo de um Moliceiro. A embarcação “Um Sonho” é propriedade de um jovem arrais Murtoseiro, José Rebelo, e possui um comprimento de 15m e uma “boca” de 2,80m, tendo sido construído em madeira de pinho, com recurso a técnicas tradicionais, ao longo de cerca de um mês e meio, no Estaleiro - Museu da Praia do Monte Branco, pelo dono e pelo Mestre José Rito.

As pinturas do barco e dos respetivos painéis estiveram a cargo do Mestre José Oliveira, artista plástico Murtoseiro, autor da quase totalidade dos painéis dos moliceiros existentes na Ria de Aveiro.

O “bota-abaixo” deste novo barco moliceiro, que terá lugar junto ao Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco, às 15h, possui segundo a autarquia “um enorme simbolismo”, pois representa “um novo alento e esperança na preservação daquele que é o verdadeiro ex-libris da Ria de Aveiro e, provavelmente, a mais bela embarcação do mundo, que tem na Murtosa a sua pátria”.

O desaparecimento da atividade para a qual foram concebidos – a apanha do moliço – ditou a quase extinção dos barcos moliceiros. Hoje, uma grande parte dos moliceiros ainda existentes, estão consignados à atividade turística nos canais da cidade de Aveiro, já sem algumas das suas características originais.

“Na Murtosa, resistem, teimosamente, um conjunto de homens que mantêm as suas embarcações sem mácula, seja para atividade marítimo-turística, ou, apenas, pela satisfação de as possuírem”.

Recorde-se que, no ano passado, outro jovem arrais Murtoseiro, Marco Silva, construiu, com as suas mãos, também um barco moliceiro de raiz, que teve o seu bota-abaixo no dia 20 de junho.

O Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco, propriedade da Câmara Municipal da Murtosa, é um espaço peculiar de conhecimento e valorização das artes de construção de embarcações tradicionais, assumindo-se como um verdadeiro museu vivo do património marinhão.

No âmbito do protocolo, formalizado em 2009, com a Câmara Municipal, o Mestre José Rito - o único que, atualmente, exerce, de forma permanente, a arte da construção de moliceiros e bateiras, na área do Concelho da Murtosa - ocupa o espaço do estaleiro, onde executa o trabalho de construção e reparação de barcos, e, mediante a solicitação de escolas e grupos organizados, dá a conhecer os vários apectos associados à arte que exerce.

O Estaleiro-Museu está, de igual modo, aberto a todos aqueles que queiram observar os processos de construção e reparação das embarcações.