"Todo o receituário está carregado de tradições, recordações e grandes lições" - Confraria do Bacalhau.

2019-01-21 10:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Pedro Abrunhosa faltou ao grande capítulo mas a entronização está garantida.

O XX Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau, realizado este domingo, na Casa da Cultura de Ílhavo, distinguiu figuras da pesca e da sociedade ilhavense.

Os Confrades de Honra são José da Rocha Castro "Zé do Miguel", antigo pescador do bacalhau, e a Rota da Bairrada, entidade de carácter regional de dinamização, promoção e valorização da atividade vitivinícola da Bairrada. Pedro Abrunhosa terá entronização noutro momento.

Os novos Confrades Efetivos são Alexandre Pinto (Prof. de Seguros), Aníbal Veiga (Capitão da frota bacalhoeira) e José Esteves (Arquiteto).

Para quem passou vida no mar este é um momento especial. O pescador Zé do Miguel confessa satisfação pelo reconhecimento (com áudio)

Álvaro Garrido, consultor do Museu, lembra que a pesca é retratada como pilar da ligação secular de Ílhavo ao mar mas também o consumo de bacalhau é tido como referência nessa matriz cultural pela forma como se processava a alimentação.

A confraria faz a ponte entre os dois mundos e o economista, docente universitário, não esconde que se trata de uma associação feliz (com áudio)

O grão mestre da confraria discursou para afirmar a firmeza da palavra num tempo em que a crise passou a ser a palavra mais badalada. João Madalena quis deixar esse testemunho pelo espírito das gentes que viviam do mar (com áudio)

Os fundadores da Confraria foram reconhecidos pela iniciativa e a associação foi elogiada pelos 20 anos de ação na divulgação do bacalhau. João Madalena afirma que a passagem de testemunho assenta na recolha de informação e na valorização da gastronomia (com áudio)