“Terras do Antuã” celebra 10 anos com retratos do passado de Estarreja.

2017-11-17 21:05

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja apresenta este sábado, dia 18 de novembro de 2017, pelas 16h, nos Paços do Concelho, a 11ª edição da Revista Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja.

Conclui-se uma década a reunir histórias perdidas e memórias desconhecidas. Nos 10 primeiros números da Revista Terras do Antuã, recuperaram-se muitas histórias e factos ignorados, escritos em 2500 páginas, onde foram publicados 136 artigos e 1400 fotografias, com a participação de 74 autores.

As temáticas sucedem-se ao longo dos 10 números da revista cuja primeira edição aconteceu em 2007. Património naval, religioso ou cultural, famílias e personalidades marcantes, empresas e edifícios históricos, o incontornável Prémio Nobel da Medicina, Egas Moniz, ensino primário, coletividades centenárias, emigração desde finais do século XIX, a chegada da energia elétrica, invasões francesas, monarquia, Idade Média e revoltas populares foram alguns desses temas entre outros.

O volume número 11 terá na capa o edifício apalaçado onde hoje funciona a Biblioteca Municipal de Estarreja, outrora designada Casa dos Leites. Um exemplar arquitetónico de feição neoclássica, mandado construir por Joaquim Maria Leite e seu irmão (emigrantes no Brasil – Belém do Pará), no final do século XIX. A revista de 2017 contém 14 artigos, escritos por 18 autores.