Teresa Grancho assume liderança da CPCJ de Aveiro.

2022-07-29 16:28

Categoria: 

Concelho: 

Teresa Grancho lidera a Comissão de proteção e Crianças e Jovens e enfrenta um quadro exigente.

O número de novos processos subiu para os 211 no primeiro semestre deste ano num aumento significativo em comparação com os 113 do primeiro ano passado.

Beatriz Reis, secretária da comissão e a exercer funções de substituição do até então presidente, Rui Conde, admitia em recente entrevista ao Diário de Aveiro que o tema deve merecer atenção.

Os casos de violência doméstica dominam as estatísticas sempre que a sinalização chega por via policial.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assumiu esta quinta-feira, dia 28 de julho a presidência da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Município de Aveiro, através da sua Vereadora Teresa Grancho, responsável pela área da Ação e Habitação Social.

Eleição por larga maioria (83% dos 18 votantes, de entre 21 membros) é o culminar de um período de auscultação das várias entidades integrantes desta Comissão, numa altura em que a CMA acabou de assumir e começou a executar (a 1 de julho de 2022), as várias competências no âmbito do processo de Descentralização na área da Ação Social, com 13 Instituições por todo o Município.

“Queremos, com toda a Equipa de Gestores Políticos e Técnicos e sob a responsabilidade do Presidente da CMA, Ribau Esteves, uma assunção desta nova responsabilidade de forma tranquila, humilde e de numa atitude de empenhada aprendizagem para que façamos bem, numa atitude seriamente comprometida para que a coesão social seja mais forte, apoiando todos os que necessitam e trabalhando de forma integrada com outras áreas para que cada vez menos pessoas precisem de ajuda”, refere nota da autarquia.

A CPCJ assume-se como plataforma de cooperação de várias entidades públicas e privadas em nome de um olhar de esperança.

“Somos todos corresponsáveis neste fazer bem que é o bem de todos nós enquanto sociedade. Contem connosco e certamente que é convosco que nós contamos”, disse Teresa Grancho no momento em que se dirigiu ao Plenário da CPCJ.