Tércio Guimarães espera que da Assembleia Municipal desta sexta "saia uma ideia inteligente" para o Rossio.

2018-06-22 09:20

Categoria: 

Concelho: 

Tércio Guimarães, arquitecto aveirense, antigo responsável pelo Departamento de Planeamento da Câmara de Aveiro e autor do projeto do Plano do Largo do Rossio (1982-1983), foi convidado a pronunciar-se pela primeira vez sobre o futuro do Jardim do Rossio.

O arquitecto considera que a ideia de se alterar o Rossio "abre um conjunto de ideias erradas sobre a cidade" e que fazer ali um estacionamento é "uma falta de visão".

Hélder Tércio revela que não foi contactado pelo ateliê ARX Arquitectos Portugal, vencedor do concurso, nem por outros candidatos nem pela autarquia.

Considera a proposta vencedora “perversa e dispendiosa”. Questiona a forma como esta ideia surgiu “sem qualquer manifestação de interesse da população na construção de um estacionamento naquela zona”.

Nesta visita ao local o arquiteto historiou o projeto do Jardim do Rossio que começou na década de 80 e que contou com a colaboração do Gabinete de Arquitectura Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles e Francisco Caldeira Cabral.

Nas décadas seguintes foi sofrendo alterações e alguns melhoramentos, tendo sido incluído no Programa Polis. Um plano de urbanização que segundo o arquitecto Tércio "devia orgulhar os aveirenses" já que foi coordenado pelo maior pensador de cidades em Portugal - Nuno Portas - e também responsável pelo plano urbanístico do campus da Universidade de Aveiro.

O Plano da Polis de Aveiro, ameaçado de extinção pelo atual Presidente, Ribau Esteves, foi desenvolvido pelo Centro de Estudos da Faculdade de Arquitectura do Porto e resolve, segundo o arquitecto, entre outros problemas, as entradas na cidade e a resolução ao "estacionamento caótico" no centro da cidade.

Outro aspecto que o arquitecto lamenta se esta vontade se concretizar é a extinção do Parque Verde da Cidade previsto pela Polis, para a zona oriental da cidade.

Perante uma plateia de cerca de 40 pessoas, entre moradores do bairro da Beira-Mar e das ruas circundantes ao Rossio, o arquitecto Tércio Guimarães salientou a importância de se "pensar a cidade" e isso resulta de um processo e “não de uma vontade isolada”.

Hélder Tércio concorda que o Rossio deve ser reabilitado mantendo as diretrizes originais até porque "as cidades são como as pessoas - precisam de vida" e deixa em aberto a possibilidade de se contactar novamente o ateliê do Arquitecto Caldeira Cabral para a revitalização daquele espaço.

A terminar disse esperar que da Assembleia Municipal desta sexta "saia uma ideia inteligente".

Foto: Gustavo Ramos