TEDxAveiro: "É muito importante apresentar o que os investigadores fazem" - Catarina Custódio.

2022-05-11 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Bordalo II, Santi Lesca, Núria Bernardo, Alice Neto Sousa, Vasco Amador, Henk Van Twillert e Adriano Miranda estão entre os oradores do TEDxAveiro.

A edição deste ano, marcada para dia 21 de Maio, conta com o artista plástico, o compositor, músico e designer de som e o fotógrafo entre 9 oradores.

O TEDxAveiro assume a aposta na promoção da criatividade e do empreendedorismo não só a nível local, mas também a nível nacional.

Está agendado para o próximo dia 21 de Maio, no Centro de Congressos de Aveiro, com o mote "What's News?", com a participação de 9 oradores e 3 performances.

Na lista está, ainda, Catarina Custódio, doutorada em Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células Estaminais pela Universidade do Minho, Investigadora Auxiliar no Grupo de Investigação Compass do Departamento de Química da Universidade de Aveiro.

A sua atividade de investigação é focada no desenvolvimento de biomateriais avançados e multifuncionais para cultura de células que representem de uma forma muito aproximada o ambiente nativo dos tecidos humanos.

É responsável por uma spin-off da UA, a Metatissue, que trabalha o desenvolvimento de materiais produzidos a partir de proteínas humanas obtidas de sangue ou placenta.

Catarina Custódio entende que o evento TED facilita a apresentação e divulgação do trabalho científico (com áudio)

Rui Pedro Silva, líder digital com reconhecimento internacional, explica que não sendo jornalista vai interpelar o auditório sobre a partilha de notícias (com áudio)

Nas performances artísticas, destaque para a Banda Vaguense e o músico Santi Lesca.

O responsável pela organização, André Costa, afirma tratar-se de um evento motivacional (com áudio)