Tecnológica vai implementar em Aveiro projeto que faz do mobiliário urbano em fonte de informação com recurso ao 5G.

2020-11-18 08:04

Categoria: 

Concelho: 

A empresa high-tech Portuguesa Ubiwhere vai ajudar as cidades a estarem um passo mais próximas de serem verdadeiramente inteligentes, ao equipar infraestruturas urbanas (como postes de iluminação e armários de rua) com tecnologia inovadora para a recolha e processamento de dados e disponibilização de comunicações através de redes 5G.

Criou o URBSENSE, lançado em janeiro de 2019, ao qual foi atribuído o Selo de Excelência da Comissão Europeia que o destaca pela sua motivação em introduzir a tecnologia 5G em Portugal e traduz-se numa plataforma de gestão de dispositivos rádio para a rede 5G, sendo a sua principal caraterística o retrofitting, ou seja, a capacidade para equipar infraestruturas urbanas existentes com funcionalidades de comunicação sem fios e assim, transformá-las em plataformas de recolha e processamento dados e disponibilização de comunicações através de redes 5G.

Para já testada em Helsínquia, esta solução poderá ainda no decorrer do primeiro trimestre de 2021 chegar a Aveiro e Barcelona.

Esta solução permite a partilha da infraestrutura através de um modelo de acesso livre, beneficiando quer os operadores de rede móvel, quer outros players que operam em diferentes verticais, que enfrentam assim menores custos de instalação (CAPEX) e operação (OPEX) relativos às redes 5G. O

utra componente inovadora do projeto é a Edge Computing, uma tecnologia de extensão da arquitetura centralizada da cloud até à extremidade da rede que encurta a distância entre a fonte de processamento de dados (small cell, por exemplo, instalada no mobiliário urbano) e o recetor (dispositivos móveis, veículos conectados, etc.), o que otimiza capacidades gerais na ligação de rede, tornando-a mais rápida, segura e fiável, proporcionando uma melhor experiência para o utilizador final.

Esta é a principal tecnologia a ser explorada no primeiro piloto do projeto que terá lugar ainda este ano em Helsínquia.

Neste piloto, o objetivo da Ubiwhere é monitorizar o trânsito de forma inteligente, rápida e segura ao longo de vários pontos da cidade.

Para isso, foram instalados sensores de monitorização de tráfego nas vias de trânsito, bem como câmaras com recurso a tecnologia de visão por computador em edifícios, capazes de detetar veículos (distinguindo-os por tipologia) e pessoas.

Graças à Edge, o processamento de dados será feito de maneira distribuída, ou seja, ao invés de enviar o streaming de vídeo para um servidor central, o sistema processa a informação nos vários nós da rede, instalados em postes de iluminação distribuídos pela cidade.

Além da rapidez, a tecnologia vai propiciar um menor custo de telecomunicações para a cidade e assegurar uma maior privacidade e segurança das pessoas que circulam nos pontos monitorizados (uma vez que todo o processamento é realizado localmente, não sendo partilhado na rede qualquer conteúdo proveniente dos streamings de vídeo).

Adicionalmente, serão instalados sensores de Qualidade do Ar nos postes de iluminação para que possa ser feita a análise inteligente e correlação entre esta e o volume de tráfego da cidade.

Com o URBSENSE, as cidades usufruem dos seus próprios recursos, combinados com tecnologia inovadora, que as torna conscientes dos desafios e dificuldades de cada vertical da cidade e alavanca a implementação de serviços inovadores e inteligentes, que geridos em função da informação recolhida, têm um impacto real na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Ainda no decorrer do primeiro trimestre de 2021, a Ubiwhere pretende implementar a plataforma em mais duas cidades - Barcelona e Aveiro.