Techdays celebra 25 anos do Instituto de Telecomunicações.

2017-08-16 11:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Martin Cooper, considerado o “pai” do telemóvel, é uma das personalidades do mundo da ciência que marcará presença no Techdays, entre 12 e 14 de outubro, no Parque de Exposições de Aveiro.

Durante o maior fórum nacional de tecnologia o Instituto de Telecomunicações comemora 25 anos com a celebração em Aveiro. A sessão comemorativa está agendada para 12 de outubro durante o fórum nacional de tecnologia.

O IT decidiu assinalar esta data emblemática associando-se ao evento que agrega o que de melhor se faz nos centros de I&D nacionais, nas empresas do setor e nas instituições públicas.

A iniciativa pretende dar visibilidade à importância das tecnologias de informação e comunicação, como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A sessão contará com intervenções de personalidades do mundo da ciência na área das comunicações quânticas e do desenvolvimento tecnológico, como Martin Cooper, considerado o “pai” do telemóvel, Arlene Harris – uma empreendedora com história no mundo das telecomunicações – e Upkar Dhaliwal, empreendedor e consultor na área das comunicações wireless do futuro. O fórum contará, ainda, com a presença de Manuel Heitor, ministro da Ciência e Tecnologia.

Refira-se que o Instituto de Telecomunicações foi criado em 1992, com a missão de criar e divulgar conhecimento científico na área das telecomunicações, encontrando-se, por isso, ativamente envolvido na investigação fundamental e aplicada da área, tanto a nível nacional como internacional.

O IT promove, paralelamente, a educação e formação em Telecomunicações, ao acolher e acompanhar estudantes de graduação e pós-graduação das universidades associadas. Com laboratórios de ponta e equipas altamente qualificadas, o IT está ligado a projetos que facilitaram o desenvolvimento das redes de fibra ótica e à origem do 4G no início dos anos 90.