Teatro comunitário apresenta a peça "O lugre" no Dia Internacional dos Museus.

2016-05-18 15:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Museu Marítimo de Ílhavo comemora o Dia Internacional dos Museus com atividades para todos os públicos, que se estendem até ao dia 21 deste mês. Hoje é dia de entrada livre durante todo o dia, tanto no Museu Marítimo de Ílhavo como no Navio-Museu Santo André.

Mas o grande destaque do dia é a estreia, às 21h30, da peça de teatro “O Lugre” – fruto de um projeto de teatro de comunidade, com encenação de Graeme Pulleyn e textos de Bernardo Santareno, escritor e antigo médico da frota bacalhoeira.

Em fevereiro, com o início dos ensaios, o projeto propôs aos participantes a exploração contemporânea do texto clássico de Bernardo Santareno. Jogos, exercícios e improvisações teatrais estão na base de uma interpretação coletiva desta narrativa do bacalhau e da pesca à linha.

Graeme Pulleyn fala de uma peça com “elevada carga dramática” e os atores assumem a ligação mais ou menos direta ao mar. Leopoldo Oliveira é um dos atores da comunidade que já passou pela pesca em diferentes tarefas a bordo (com áudio).

Depois da estreia, com lotação esgotada, a peça será reposta na quinta, 19 de maio, às 21h30. No dia 21, sábado, há uma série de atividades para todas as idades. Às 11h30, tem início a Visita aos Bastidores do Aquário, proporcionando-se a rara oportunidade de acesso à área técnica e reservada do aquário.

As visitas especiais continuam à tarde, mas nas Reservas do Museu, localizadas na cave, onde se preservam tesouros, coleções e memórias intemporais. Na mesma tarde, realiza-se, às 16h00, uma Oficina de Moldagem de Zagaias, também limitada a 15 participantes.

Já à noite, pelas 21h30, será inaugurada a exposição de fotografia “St. John's, porto de abrigo - A frota branca”, de Paul A. Soik. Esta exposição, organizada com o apoio da associação cultural Bind'Ó Peixe, de Vila do Conde, reúne um extraordinário conjunto de fotografias sobre a frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova, um trabalho nunca visto em Portugal da autoria de um famoso ilustrador da Arlequim Romance.

Segue-se uma Visita Fora de horas ao Museu, conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, e pelo Consultor do Museu, Álvaro Garrido. Ambas as ações noturnas são gratuitas.