Teatro Aveirense: Livro dos 140 anos abre porta à criação do centro de documentação.

2022-02-18 10:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Teatro Nacional de São João vai colaborar na criação do centro de documentação do Teatro Aveirense.

Esse novo espaço, físico e digital, está já em fase de constituição e o livro dos 140 anos, ontem apresentado, é já uma peça central nesta aposta.

José Pina, diretor cultural de Aveiro, fez o anúncio na abertura da presentação da obra “Cento e quarenta anos do Teatro Aveirense”, publicação conta com perto de 500 páginas e tem como um dos seus principais atrativos a divulgação de dezenas de peças do arquivo do Teatro Aveirense (com áudio).

A publicação faz uma revisão da história desta instituição, com uma abordagem que se destaca pela sua vertente visual, e propõe uma leitura transversal sobre este equipamento e a sua relevância cultural, sociológica e patrimonial.

Apresenta materiais que datam desde a sua fundação com recurso a cartazes, bilhetes, títulos de ações, livros-mestres, anúncios publicitários, plantas arquitetónicas e fotografias, entre outros exemplos, num trajeto visual que revela a vida intensa do teatro ao longo dos tempos.

Andrew Howard, coordenador editorial, explica que a dimensão visual ajuda a perceber a história (com áudio)

A obra compreende textos de Andrew Howard, António Costa Valente, Judite Lopes e Luis Tavares Pereira, em capítulos dedicados às áreas do património gráfico, do cinema, do teatro e da arquitetura, respetivamente.

Ribau Esteves explicou que esta obra integra uma trilogia dedicada a equipamentos emblemáticos do município.

O edifício Fernando Távora já tem esse registo, o Aveirense passou a ter e a antiga estação da CP vai a caminho.

Para o autarca de Aveiro esta é uma aposta que faz recordar o papel da sociedade civil e que permite mostrar um dos pouco da história do Município (com áudio)