Teatro Aveirense acolhe extensão final do Festival Internacional de Marionetas do Porto.

2023-11-03 14:29

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense acolhe a extensão final do Festival Internacional de Marionetas do Porto.

“Negative Space”, dos britânicos Reckless Sleepers, é a proposta de final de cartaz para este domingo, às 19h.

Mole Wetherell, o grande mentor da peça, e elemento destacado da companhia, descreve o processo desta proposta que começa com a construção do cenário até à sua desconstrução.

“Para começar, construímos uma estrutura de madeira do tamanho de uma sala e forramo-la com gesso cartonado. Durante várias semanas dedicamo-nos a destruí-la e a juntar os fragmentos da sua destruição. O resultado é este Negative Space.”

Mole enfatiza a versatilidade deste projeto.

“De uma tela em branco emerge algo fantástico. É uma história de amor. É uma comédia. É ação. É cortante, é melodrama… e nem uma única palavra é dita!”, porém, “de repente, diferentes histórias possíveis giram em espiral, em direção a um final.”

Este é considerado um espetáculo “vertiginoso e desconcertante” numa verdadeira “catarse auto-reflexiva”.

O Festival Internacional de Marionetas do Porto 2023 decorreu entre os dias 6 e 15 de Outubro e tem no dia 5 de Novembro a data final.

Foi palco para dezassete espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, um concerto, uma curta-metragem, três masterclass, quatro WOP’s – workshops, dois WIP’s – Work in Progress, duas exposições e buééééé de Fimpalitos, tudo isto a realizado em doze espaços, bem conhecidos, da cidade do Porto, em Matosinhos e pela primeira vez também em Aveiro, a saber: Rivoli – Teatro Municipal, Teatro Campo Alegre, Coliseu (do) Porto Ageas, Teatro Carlos Alberto, Teatro de Belomonte, Teatro de Ferro, Teatro Helena Sá e Costa – ESMAE, Jardim da Cordoaria, estações do Metro do Porto e Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery e Teatro Aveirense.