'TeatralIDADES' anima e dinamiza idosos de Ílhavo.

2018-01-05 17:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A IV edição do 'TeatralIDADES' promete ouvir os participantes para definir a temática a abordar.

A encenadora Kelly Varela explicou, esta manhã, na apresentação do evento, que gosta de dar "asas aos sonhos, angustias ou desejos" dos seniores. Diz que "é no palco que podem voar" e reserva para as próximas sessões o diálogo sobre o trabalho que será apresentado em Abril.

A Câmara Municipal de Ílhavo apresentou o Concurso dirigido a cidadãos com 60 ou mais anos de idade e que aposta na criação de peças teatrais sob a coordenação da encenadora Kelly Varela. Aposta nas "memórias e histórias" de vida que são levadas ao palco, em trabalho comunitário. A encenadora sublinha o que considera ser um esforço meritório. "Estão a dar-se ao prazer de viver coisas novas. Vamos 'abrir as cabeças' e ampliar os horizontes, experimentar coisas novas. Divirtam-se criando coisas inovadoras", disse, dirigindo-se às pessoas que vão estar envolvidas neste projecto social.

Para além de experimentarem todo o processo de criação teatral, em convívio, os participantes do projeto tornam-se 'agentes de cultura' ao apresentarem as peças de teatro à comunidade, o que acontecerá no mês de Abril no Laboratório das Artes, do Teatro Vista Alegre.

A apresentação aconteceu no arranque da celebração do 5.º aniversário do Fórum da Maior Idade que deixou pistas sobre projetos que mobilizam a comunidade senior. A Vereadora Fátima Teles falou de vários projetos com impacto na comunidade, citando o exemplo das 'Idolíadas' que abrem portas a participantes de outros municípios. (com áudio)