Surto de Covid a bordo gera apreensão e leva Princesa Santa Joana para a costa do Canadá.

2021-07-11 11:01

Categoria: 

Concelho: 

O navio Princesa Santa Joana está cada vez mais perto de costa da Terra Nova, Canadá, como forma de facilitar o eventual resgate de tripulantes infetados por Covid-19.

Havia pelo menos 12 dados como infetados, um dos quais inspira mais cuidados e que poderá ser resgatado por via aérea com recurso a helicóptero.

As dificuldades respiratórias serão, segundos os meios de comunicação, a questão que preocupa existindo mais 6 a inspirar cuidados.

O navio do armador Taveira da Mota, da Empresa de Pesca de Aveiro, antigo Kiel quando tinha bandeira alemã, está ao serviço da pesca de Red Fish (popularmente conhecido como comunista).

A embarcação de 39 tripulantes preparava-se ontem para fazer aproximação à costa e dessa forma permitir o desembarque do tripulante em situação mais difícil.

Os meios de comunicação reportam alguma ansiedade e tensão pela situação vivida.

Há relatos de insatisfação pela falta de reposta perante um caso com cerca de 10 dias e que não terá merecido apoio de terra por parte do armador.

A testagem tardia e a falta de resposta acabaram por desencadear um surto a bordo que, segundo do JN, terá tido origem num tripulante Indonésio.

Com a aproximação à costa de St. John"s é provável que pelo menos um tripulante seja evacuado.