Supremo confirma condenação de unidade de saúde em morte de mulher após cirurgia.

2022-02-03 14:14

Categoria: 

Concelho: 

O Hospital da Luz de Aveiro foi condenado ao pagamento de uma indemnização de 71 mil euros ao filho de uma mulher que morreu após uma cirurgia de redução do estômago.

Supremo Tribunal de Justiça confirma condenação em acórdão datado de 9 de dezembro de 2021 a que a Lusa já teve acesso.

Foi negado o recurso interposto pela unidade hospitalar privada tendo sido confirmada a condenação em primeira instância.

Um processo que para o viúvo e um dos filhos do casal acabou mais cedo, por acordo estabelecido, mas o outro filho não ratificou a transação.

Condenada em primeira instância e com decisão confirmada pela Relação, a unidade de saúde teria de pagar 23 333,33 euros pelo dano de privação do direito à vida da vítima, 27 mil euros por danos morais próprios do autor e 21 236,64 euros por danos patrimoniais.

Quanto aos médicos foram absolvidos de todos os pedidos.

Processo de 2014 com a mulher a morrer vítima de tromboembolismo pulmonar na sequência da cirurgia para redução do estômago numa altura em que se se preparava a alta clínica.

Os médicos que realizaram a operação rejeitaram quaisquer responsabilidades na morte da paciente, alegando que "os danos não sucederam por força de nenhum tipo de culpa que possa ser imputável aos réus, nem sequer a título de negligência", e garantem que "sempre deram o melhor de si" no acompanhamento da doente.

 

Fonte: Lusa