SUMA no mercado de Ílhavo no combate ao uso de plástico.

2021-07-09 11:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo inicia esta semana mais uma campanha pela redução do uso de plástico.

É o resultado da parceria entre a SUMA e a Câmara Municipal de Ílhavo para a implementação da mais recente campanha de sensibilização da população.

A primeira sessão acontece, este fim de semana, junto dos consumidores no Mercado de São Salvador, em Ílhavo.

A campanha aborda a questão dos plásticos de uso único como a “Ponta do Iceberg” de um mais grave problema de poluição marítima e dos solos (cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra) e de saúde pública, nomeadamente através da contaminação da cadeia alimentar humana.

A preferência por objetos duráveis e reutilizáveis, a manutenção da limpeza urbana e a necessidade de correto encaminhamento de pequenos resíduos e dos resíduos de embalagens plásticas que não conseguiram ser evitados são apresentados como comportamentos corretivos, que as populações abrangidas são estimuladas a praticar e difundir.

Durante a intervenção, serão distribuídos sacos de pano para compras, como medida de sedimentação e disseminação da informação partilhada.

Esta ação terá continuidade no dia 17 de julho no Mercado da Gafanha da Nazaré, no dia 20 no Mercado da Barra e no dia 30 no Mercado da Costa Nova.

Paralelamente à intervenção no terreno, os promotores farão ainda a divulgação das questões que suportam esta campanha através de publicações sugestivas e informativas nas suas redes sociais.