“Sou muito favorável a uma cultura de exigência” - Marçal Grilo.

2016-01-26 09:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro afirma que os alunos devem ser exigentes a começar na exigência consigo próprio. Marçal Grilo, antigo Ministro da Educação, aproveitou a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais para exortar os alunos a seguirem uma cultura de exigência que garanta mais qualidade à vida na Academia (com áudio).

O antigo Ministro, elogiado por ser caso raro entre os presidentes de Conselho Geral que vão às tomadas de posse das associações académicas, deixou ainda uma palavra sobre as vivências entre os alunos que são também pilar da internacionalização e captação de novos alunos.

“O próprio contacto com os estudante que aqui vêm passa muito pela ação e pelo trabalho das associações de estudantes no acolhimento, na promoção de produtos, da língua, da cultura e do desporto. As associações devem desempenhar um papel central, em articulação com todos os órgãos da Universidade, mas elas próprias têm uma enorme responsabilidade nesta matéria. Peço-vos para assumirem esta tarefa”.

Esta posição de Marçal Grilo foi assumida no discurso na tomada de posse de Henrique Cruz como presidente da Associação Académica. André Reis deixa a liderança e na hora da saída confessa orgulho pelo que aprendeu e pela forma como conseguiu ajudar à formação de novos dirigentes.

“Dos 24 estudantes que comigo tomaram posse em Janeiro de 2014, absolutamente nenhum tinha feito até à data parte da Associação Académica. Foi uma renovação total. Criámos um novo quadro de dirigentes e a humildade foi o segredo para as conquistas. Todos juntos assumimos um principio orientador: estávamos ao serviço da AAUAV e não ao nosso serviço”.