Sons de natal em Igrejas e praças de Aveiro.

2018-12-07 19:15

Categoria: 

Concelho: 

O programa Boas Festas em Aveiro agendou para este fim de semana atividades diversas.

No Coreto Xmas Club Aveiro, instalado no Largo do Mercado Manuel Firmino, destaque este sábado, dia 8, pelas 17h00, para a seleção dos melhores cantores da escola de arte Palco Central e no domingo, dia 9, também às 17h00, será o Quarteto de Flautas da Banda da Quinta do Picado a animar aquela zona do Xmas Club.

Também no sábado, às 15h00 e às 17h00 atua no palco Cais da Fonte Nova, a Escola de Artes e Música de Aveiro - MUSA. Entretanto, às 16h00, a Igreja da Misericórdia recebe o Concerto de Natal pela Voz Nua - Coro de Câmara.

Domingo, dia 9, igualmente às 16h00, na Igreja da Misericórdia atua o Coro e Ensemble Instrumental da Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

O início da próxima semana fica marcado pela apresentação do Concerto de Natal na Escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (Vera Cruz), pelo próprio, Coral da Vera Cruz. O concerto está marcado para as 21h30 de segunda-feira, dia 10.

Este sábado há mercado “Artes no Canal” dedicado ao Natal que contará com edições normais a 8, 22 e 23 de dezembro e edições extra nos dias 15 e 16 de dezembro.

Trata-se de um encontro mensal de artesanato tradicional, urbano e decorativo, “reciclagem” e artes plásticas que decorre nos canais urbanos da Ria de Aveiro, e que anima toda a zona central da cidade: Rua Direita, Praça Joaquim Melo Freitas, Cais do Côjo, Rua Homem Christo, Largo Manuel Firmino e outros cais.

No sentido de reforçar a tradição do presépio na cultura e tradição portuguesa, neste período poderão ser visitados vários presépios em espaços públicos, museus e igrejas do centro histórico e turístico de Aveiro.

Assim, o Museu de Aveiro | Museu Santa Joana apresentará a exposição “A Arte dos Presépios Portugueses na Coleção do Museu” de 8 de dezembro a 14 de janeiro.

Consiste numa mostra que apresenta os diversos presépios da coleção do Museu de Aveiro/Santa Joana desde o séc. XVI ao séc. XX explorando as narrativas presentes sobretudo nos “presépios em maquinetas”, os quais tiveram, em particular através do labor dos Barristas Aveirenses, grande expressão na cidade e lhe conferiram características particulares.

A exposição, com entrada livre, poderá ser apreciada de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.