Sindicatos assustados com impacto das eólicas off-shore na pesca.

2023-03-08 07:54

Categoria: 

Concelho: 

O Sindicato das Pescas do Norte revela preocupação pela proposta de encerramento de Zonas de Pesca para ocupação por Parques Eólicos.

Os sindicatos tema que esse avanço venha a colocar em causa a sobrevivências das comunidades piscatórias.

Este projeto, de âmbito nacional, poderá, segundo os sindicatos, afetar as pequenas comunidades piscatórias, já muito fustigadas, condicionando ainda mais a vida das populações e micro e pequenas empresas que nelas obtêm o seu sustento.

E lembra que o país enfrenta “forte dependência externa para assegurar a alimentação da população, fruto de anos e anos de desinvestimento nos sector primários e na produção nacional”.

Admitindo a descarbonização da economia e a transição energética e climática como “desígnio nacional”, o Sindicato das Pescas do Norte diz que tal não pode ser construído a todo o custo e “colocando os interesses das grandes multinacionais à frente dos interesses do País e da população”.

Avisa que o encerramento à pesca das zonas propostas para ocupação com os Parques Eólicos, colocará em causa milhares de postos de trabalho.

As comunidades piscatórias exigem ser ouvidas e que façam parte das decisões deste processo e exigem transparência e rigor em todo o processo.

“Este projeto de âmbito nacional, será mais uma passo para o agravamento da nossa dependência alimentar”.