Sindicato de Médicos da Zona Centro pede esclarecimento à tutela sobre recrutamento de clínicos de medicina geral e familiar.

2022-07-06 13:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Sindicato de Médicos da Zona Centro fez pedido urgente de esclarecimento à tutela da saúde sobre o concurso de recrutamento de clínicos de medicina geral e familiar.

Em contacto com os Diretores Executivos dos Agrupamentos dos Centros de Saúde da Administração Regional do Centro, o SMZC diz que a informação aponta para a abertura de 56 vagas mas com apenas 37 autorizadas a concurso pelo Ministério da Saúde.

A estrutura sindical conclui que a Zona Centro “ficou altamente penalizada” na colocação de novos Médicos de Família nos Centros de Saúde desta região.

“As vagas atribuídas são claramente insuficientes não só para se poder atribuir médico de família aos utentes que aguardam há anos por tal, mas também ao não considerar as necessidades que vão advir da aposentação durante este ano dos médicos atualmente em funções”.

Uma realidade que já afeta milhares de utentes e que vai agravar-se no futuro.

“São dezenas de milhares os utentes que vão perder o seu médico de família a adicionar às dezenas de milhares que ainda não o têm”.