Sever: Recriação histórica anima centro de Sever.

2019-04-16 08:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O centro da vila de Sever do Vouga vai recuar no tempo com a V recriação histórica, “Sever Quinhentista”, nos dias 27 e 28 de abril, no âmbito da atribuição do Foral a Sever do Vouga, pelo Rei D. Manuel I (29 de abril).

Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Sever do Vouga, que conta com a colaboração da Associação de Artesãos e coletividades locais.

Haverá espaço de gastronomia, música e dança da época, cortejos históricos, rábulas teatrais, jogos tradicionais, artes circenses e animação de rua.

Para as crianças, um acampamento de petizes com diversas atividades e jogos. O Jardim do Lago será animado por saltimbancos, dançarinas orientais, gaiteiros e contadores de histórias que vão relembrar o tempo em que as lampreias eram usadas como meio de pagamento dos impostos.

A animação está a cargo da Associação AlbergAR-TE.

Trata-se, como explica a autarquia severense, de uma iniciativa que conquistou a comunidade. “Esta recriação histórica, Sever Quinhentista, só é possível graças ao envolvimento das coletividades e da comunidade em geral que se empenha em vestir as personagens da época e participar nas atividades”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, sublinhando a relevância do evento.

“É uma iniciativa cultural que assinala um importante marco na construção da identidade do concelho e que, ao longo dos anos, tem suscitado um bonito sentimento coletivo de pertença ao território”, explica o autarca.

Ao longo dos dois dias, são mais de 30 atividades programadas, além da animação permanente. No sábado, dia 27 de abril, uma arruada com música marca a abertura do fim-de-semana às 11h.

Destaque para a performance teatral “Voix de Ville” – Fadas Encantadas (14h00), desfile de abertura com os dignitários e população, seguida da leitura do Foral Manuelino e danças palacianas (15h00), danças populares Quinhentistas, com a comunidade (17h30), procissão noturna (21h00), concerto com Albaluna (22h00) e a tradicional queimada (23h00).

No domingo, dia 28 de abril, cortejo histórico com leitura do Foral Manuelino e baile popular (15h30), bombos Santiago de Lobão (18h00) e concerto de encerramento com Neiva, Gaitas Serigaitas e Albaluna (19h30).