Sever: Orçamento Participativo tem nove propostas a votação.

2018-08-29 09:56

Categoria: 

Concelho: 

O Orçamento Participativo de Sever do Vouga tem nove propostas a votação.

Até o dia 28 de setembro, encontram-se em votação nove propostas para o Orçamento Participativo de Sever do Vouga. As áreas de intervenção são variadas e vão do Desporto ao Ambiente, passando pela Coesão Social e Infraestruturas.

Nesta segunda edição, que apresenta uma dotação de 50 mil euros, os jovens, com mais de 16 anos também foram convidados a participar. Para a Câmara Municipal de Sever do Vouga, trata-se de “um momento de democracia que deve ser aproveitado por todos”.

Na área do Desporto, existem quatro propostas em votação. O “Minigolfe no Parque da Vila” é um equipamento desportivo, destinado aos munícipes e visitantes de todas as idades, com vista a fomentar o lazer e o convívio, estando prevista a sua implementação Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga e áreas envolventes. Um investimento previsto de 23.794,10 euros.

Ainda na freguesia de Sever do Vouga, surge a proposta para a criação de um “Campo de Padel”, no valor de 21.200,00 euros. Trata-se de um equipamento de desporto de raquete jogado a pares, em espaço fechado, com material transparente, destinado a todas as idades, que deverá ser implementado na área entre o pavilhão gimnodesportivo e o Parque Severi, na entrada sul da Vila.

Na freguesia de Pessegueiro do Vouga, a proposta, no valor de 21.736,06 euros, passa pela “Requalificação do Ringue de Pessegueiro do Vouga”, que prevê – como o nome indica – a requalificação da infraestrutura desportiva, localizada junto ao Centro Social de Pessegueiro, visando a realização de atividades físicas e eventos de âmbito local/regional.

Na margem esquerda do Vouga, na freguesia de Talhadas, surge a proposta para um “Ginásio ao Ar Livre”, com um orçamento de 5.650,00 euros, que prevê a instalação de alguns equipamentos de ginástica no Largo da Sra. da Graça, em frente à sede da Junta de Freguesia de Talhadas.

No que diz respeito ao Ambiente, estão três propostas à votação. “Fílveda Maravilhosa e Para Todos” é a proposta para requalificar algumas estruturas de segurança e de acesso à cascata, limpeza da área envolvente e aplicação de sinalética, na União de Freguesias de Silva Escura e Dornelas, no valor de 10.455,00.

Em Rocas do Vouga, a proposta, orçada em 5.750.25 euros prevê o “Combate à Vespa Asiática ou Velutina”, através de um equipamento especialmente concebido para o combate às vespas asiáticas, permitindo eliminar este inseto predador de outras abelhas.

A abranger as freguesias de Couto de Esteves e Rocas do Vouga, os “Caminhos da Água” propõem a limpeza do rio Gresso e de quatro corgas (Pontinha, Azenha, Crasto e Gresso) para criação de caminhadas ao longo dos percursos de água e, ainda, elaboração de panfletos para sensibilização da população e proprietários pela limpeza das linhas de água, com informação legal. O valor é de 23.795,00 euros.

Em Cedrim, surge a proposta, no âmbito da coesão social, para a “Remodelação da Escola Primária de Carrazedo para Habitação”, que prevê transformar o espaço numa habitação social, através de um orçamento de 24.645,00 euros.

Por fim, na freguesia de Talhadas, um “Outdoor Eletrónico Rotativo”, no valor de 11.832,60 euros, a ser implementado no Largo da Sra. da Graça, em frente à sede de freguesia, é a proposta em votação.

Até às 17h00 do dia 28 de setembro, decorrem as votações para o Orçamento Participativo. A votação poderá ser online, mediante registo prévio com Cartão de Cidadão, no Portal criado (http://op.cm-sever.pt) ou presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal e, ainda, nas Juntas de Freguesia. Cada cidadão participante apenas pode votar uma vez, sendo obrigatório votar em três projetos diferentes e apenas um voto por freguesia.