Sever: Feira Quinhentista celebra aniversário da atribuição do Foral.

2022-04-20 07:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Jardim do Lago, em Sever do Vouga, recebe a Feira Quinhentista, numa viagem no tempo, dando a conhecer histórias, costumes e tradições, nos dias 29 e 30 de abril e 01 de maio.

Com entrada livre, serão três dias de recriação histórica, onde não falta a gastronomia, música e dança da época, com animação permanente, em ambiente de festa.

Personagens do povo e da nobreza regressam ao passado, interpretando várias situações do quotidiano em interação com o público.

Da época dos visigodos e suevos, passando ao Conde de Sevéri, que veio a dar nome à terra, juntamente com o rio que lhe aleita, marca-se a 29 de abril a comemoração da Carta de Foral, atribuída por D. Manuel I, em 1514.

O Foral traz consigo a importância de alguns dos produtos da terra para aquela que era à data a tributação aos Senhores, como são exemplo o sável ou a lampreia.

A Feira Quinhentista é organizada pela Câmara Municipal de Sever do Vouga, produzida pela companhia “Carros de Foc”, e com o envolvimento do movimento associativo concelhio.

O certame abre portas a partir das 19 horas do dia 29, mas a cerimónia oficial de abertura está marcada para as 21 horas.