Sever do Vouga: Município assume descentralização na ação social.

2022-06-03 08:30

Categoria: 

Concelho: 

Sever do Vouga é o primeiro município da região de Aveiro a aderir à descentralização na ação social.

O presidente da Câmara de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, considera que a transferência de competências nesta área para as autarquias pode beneficiar as pessoas que “passam a ter perto de casa respostas para as suas situações concretas”.

O Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social, que, entre outros requisitos, visa acompanhar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, é agora da responsabilidade município.

“Este atendimento social integrado irá funcionar, diariamente, na sede do concelho e, em paralelo, em todos as nossas freguesias, numa medida que consubstancia – como sempre defendemos - a valorização do concelho como um todo”, sublinha o autarca.

Pedro Amadeu Lobo falava, esta quarta-feira, durante a assinatura de protocolos de cooperação com quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no âmbito da descentralização de competências, numa sessão que contou com a presença do diretor do Centro Distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social, Fernando Mendonça.

Estabeleceram acordos a Associação Pró-cidadão Deficiente Integrado, Centro Social Paroquial Maria da Glória, Fundação Bernardo Barbosa de Quadros e a Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga.

“Esta será também uma excelente oportunidade para dar corpo ao que já vamos fazendo do ponto de vista do trabalho de proximidade e parceria com as IPSS. Estas desempenham um papel essencial, designadamente junto da população desprotegida. O seu trabalho exemplar, no que se refere ao acompanhamento dos mais frágeis e vulneráveis, tem sido determinante nestes tempos de grande adversidade e, nesse sentido, importa enaltecer”, salientou.