Sever debate o "Potencial Turístico do Património Mineiro".

2021-03-25 07:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Sever debate, no próximo sábado, o "O Potencial Turístico do Património Mineiro. As Minas do Braçal".

O Museu Municipal e a ViverSever organizam um Webinar que terá como mote “O potencial turístico do Património Mineiro”.

Esta iniciativa insere-se no processo de adesão do Município ao Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, com o Local “Minas do Braçal e Malhada”.

Após as boas vindas pelos Presidentes da Câmara Municipal e da ViverSever, o coordenador do Museu irá apresentar a adesão do Município ao Roteiro das Minas e o novo sítio na Internet sobre a exploração mineira em Sever do Vouga.

Para a Tertúlia foram convidados Emanuel Guimarães, do Ecomuseu de Ribeira de Pena, e António Jorge Costa, do IPDT responsável pela elaboração da Estratégia para o Turismo de Sever do Vouga.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal tem como objectivo particular dar visibilidade a um conjunto de iniciativas que se encontram já em desenvolvimento, de enquadramento institucional, dimensões e características diferenciadas, relacionados com a problemática geológica e mineira.

A adesão do Município, através do Museu Municipal, ao Roteiro significa o compromisso de continuar a trilhar caminho na preservação e na divulgação das Minas do Braçal/Malhada e das memórias a elas associadas, bem como a melhoria das condições de visita.

A ViverSever, Associação de Promoção de Sever do Vouga, surgiu pelas mãos de um grupo de amigos naturais e residentes em Sever do Vouga com a ideia em comum de promover e divulgar o que a sua Terra tem de melhor.

Emanuel Guimarães, licenciado em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Mestre em Museologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A nível académico tem dedicado especial reflexão à temática dos museus e a sua ligação ao desenvolvimento e à comunidade. Colaborou com várias instituições nacionais no inventário, conservação e valorização do património cultural.

É actualmente o coordenador do Ecomuseu de Ribeira de Pena, que integra o Museu do Volfrâmio de Cerva.

António Jorge Costa, licenciado em Gestão e Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Planeamento Estratégico em Turismo e Hotelaria pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Fundador e Presidente do IPDT, é Global Trends Editor do Worldwide Hospitality and Tourism Themes Journal (WHATT), membro do Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto e do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial de Turismo